A Bahia encerrou a participação na etapa nacional das Olimpíadas Escolares para estudantes de 15 a 17 anos, realizada de 25 de novembro a 8 dezembro último na cidade de Cuiabá, capital do Mato Grosso, com a conquista de quatro medalhas de bronze. As conquistas foram no judô, pelo atleta Luiz Henrique, na categoria meio-médio; na natação, por Suelly Siqueira, nos 200m livres; , no taekwondo, com Felipe Severino, na categoria pesado, de 65 a 74 quilos; e pela equipe baiana de futsal masculino.

A nadadora Suely Siqueira, um dos destaque nos jogos escolares, foi a única baiana convocada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), para representar o país, juntamente com mais 17 nadadores, no 6° Festival Olímpico da Juventude, que será realizado na Austrália, de 16 a 20 de janeiro de 2013. Ela se destacou nas duas provas de piscina, ficou no quarto lugar nos 800 metros livres e foi melhor ainda nos 200 metros livres, ficando no terceiro lugar, garantindo o bronze.

Suelly Siqueira é beneficiada pelo ‘Faz Atleta’, programa de incentivo ao esporte do Governo do Estado, por meio da Setre/Sudesb. "Agradeço ao Governo do Estado pelo beneficio que tenho recebido, através do Faz Atleta. O programa tem dado um suporte para as viagens e mais estímulo nos treinamentos, na tentativa de conquistar mais resultados para a Bahia”, disse. No futsal masculino na competição deste ano, a equipe baiana conquistou o bronze, após vencer, o time de Cuiabá por 6 a 3. O destaque da disputa foi para o pivô e artilheiro do time, Erik Badaró, com seis gols, e para o técnico Gabriel Saulo.

A medalha de bronze no judô foi conquistada por Luís Henrique ao derrotar, com o golpe de O goshi, o catarinense Eduardo Oliveira. Uma das modalidades que mais conquistam medalhas para o estado nas Olimpíadas Escolares, em 2007 o judô ganhou três medalhas nos jogos de 12 14 anos, realizados na cidade mineira de Poços de Caldas.

As conquistas continuaram nas etapas seguintes com três medalhas entre judocas de 15 a 17anos, na competição de 2008, realizada em João Pessoa (PB); três medalhas nos jogos de 2009, em Maringá (PR) e duas medalhas em 2010, na etapa de Goiânia (GO). Em 2011, também em João Pessoa, os bainaos conquistaram mais duas medalhas de bronze.
Também este ano, nos jogos para atletas entre 12 e 14 anos, realizados em Poços de Caldas, a Bahia conquistou mais uma medalha. No futsal masculino nas Olimpíadas Escolares de Cuiabá, encerradas no sábado passado, a equipe baiana conquistou o bronze, ao vencer o time local por 6 a 3. Destaque para o pivô e artilheiro do time com seis gols, Erik Badaró, e para o técnico Gabriel Saulo.

Embora não tenham conseguido medalhas, os times de basquete feminino e masculino da Bahia tiveram bom desempenho e venceram os dois primeiros jogos na competição, mas foram derrotados, na última partida. Os baianos também tiveram bom desempenho no handebol feminino, conseguindo, pela primeira vez no certame, se classificar para as semifinais.

A etapa nacional das Olimpíadas Escolares de 15 a 17 anos, foi realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a participação baiana no evento teve o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), que também realizou a seletiva estadual. A competição estudantil, considerada a maior do país, reuniu nesta etapa, mais de quatro mil atletas de todos os estados do Brasil.