O município de Camaçari sediou, nesta quinta-feira (6), a mobilização dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Uma roda de conversa foi realizada na Cidade do Saber, reunindo representantes de organizações que atuam na promoção de políticas de igualdade de gênero. 

A atividade foi organizada pelo Instituto de Tecnologia, Educação e Gestão Organizacional (Íntegro), com o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM) e da Prefeitura Municipal. A titular da SPM, Lúcia Barbosa, participou do encontro e destacou a importância da data (6 de dezembro), considerada emblemática na luta pelo fim da violência sexista. 

O dia 6 de dezembro remete ao episódio ocorrido em 1989, quando um jovem invadiu a Escola Politécnica da cidade de Montreal (Canadá), e assassinou 14 mulheres. “Precisamos modificar a cultura patriarcal, machista e violenta com a qual convivemos”, afirmou Barbosa.

Na campanha dos 16 Dias de Ativismo no município ainda estão programadas vigílias, mesas de debate e outras rodas de conversa, com o objetivo de divulgar a Lei Maria da Penha e abordar a temática da defesa dos direitos das mulheres.
Camaçari é uma das cidades de melhor constituição de rede de atenção às vítimas de violência doméstica, contando com delegacia especializada, centro de referência, conselho municipal, além da Secretaria da Mulher, instituída em 2005, entre outros serviços.