As obras estruturantes para a distribuição de água no semiárido baiano foram assuntos da reunião realizada nesta terça-feira (4) pelo Comitê Estadual para Convivência com a Seca, no auditório da Secretaria da Casa Civil, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Destaque para as ações voltadas à distribuição de água destinada às famílias como sistemas simplificados de abastecimento. De acordo com dados da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), autarquia vinculada à Secretaria do Meio Ambiente, de janeiro a novembro deste ano, 331 sistemas simplificados foram concluídos e outros 65 estão em andamento. No mesmo período, houve a implantação de 648 poços e 200 serão finalizados ainda neste semestre.

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), representada pelo diretor Eduardo Araújo, apresentou a situação das obras estruturantes que realiza, a exemplo do sistema integrado de Irecê, Serrinha e Euclides da Cunha, todas com mais de 70% de execução.

Coordenado pelo secretário Rui Costa, o comitê se reúne todas as terças-feiras, quando as ações emergenciais e estruturantes viabilizadas pelos governos federal e estadual são discutidas, adotadas e monitoradas.