Comemorar aniversário e, em vez de ganhar, dar presentes. Foi assim a comemoração dos dez anos de criação da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), celebrados numa cerimônia realizada nesta segunda-feira (17), no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. O evento marcou o lançamento de uma série de investimentos que serão realizados pela secretaria.

“É uma forma diferente de comemorar”, disse o governador Jaques Wagner. “Estamos dando um presente para a Bahia, com várias obras em muitos setores, que são as áreas de atuação da Sedur, uma secretaria que tem importância estratégica e mexe com a qualidade de vida das pessoas”. Ele assinou ordens de serviço e autorizações para diversas obras.

As ordens de serviço são para urbanização do entorno do Mercado de Paripe, com previsão de R$ 2,3 milhões de investimento, para urbanização e infraestrutura de Águas Claras II, com R$ 8,2 milhões, para requalificação do sistema viário em Nova Constituinte, num investimento de R$ 21,6 milhões, e segunda etapa do Jardim Mangabeira II, com R$ 17 milhões, todas em Salvador. Para o interior, foi assinada ordem para construção do Centro de Comércio Informal de Vitória da Conquista, com R$ 4,5 milhões de investimento.

Foram assinadas também as autorizações de licitação de obras de infraestrutura e urbanização em Salvador, na comunidade de Paraíso Azul, no bairro do Costa Azul, na comunidade de Mangueira III, em Itapagipe, e a segunda etapa de urbanização da orla atlântica, corredor turístico Amaralina-Armação. O governo assinou ainda termo de acordo e compromisso com a Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 638,8 mil, para regularização fundiária de 635 imóveis dentro do Plano de Ação Imediata para Habitação (PAIH) em vários municípios.

Além das obras que foram autorizadas, a cerimônia serviu para comemorar o desempenho da Sedur nos últimos anos. O secretário Cícero Monteiro aproveitou a oportunidade para agradecer o empenho dos servidores da Sedur na realização das políticas públicas da pasta.

“Na área de habitação, conseguimos chegar a mais de 200 mil unidades contratadas e 83 mil já entregues. No abastecimento de água, somos referência nacional, com o programa Água para Todos. São mais de 3.300 poços artesianos, 98 mil cisternas e 3.200 sistemas de abastecimento implantados e ampliados em todo o estado, dos mais simples às grandes adutoras. Temos ainda 150 sistemas de esgotamento sanitário implantados, pavimentação, construção e ampliação de praças e mercados”, disse Monteiro.

Cerimônia conta a história da Sedur

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano foi criada para elaborar e executar políticas públicas de habitação, saneamento, mobilidade e acessibilidade. Fazem parte da estrutura da Sedur a Conder, a Embasa, a Sucab, a Cerb e a Agersa. A secretaria cuida de programas de grande porte, como o Casa da Gente, o Minha Casa, Minha Vida e o Água para Todos.

A Sedur foi criada na gestão de Otto Alencar, atual vice-governador da Bahia, e teve como primeiro secretário Roberto Moussallem, que participou da cerimônia de comemoração dos dez anos da secretaria. Ele afirmou que, na época da fundação, foi alugada uma sala num prédio comercial, até que a sede ficasse pronta. A nova sede seria num prédio do antigo Baneb, no CAB.

Ocorreu que, a uma semana da mudança, o prédio da Secretaria da Educação (SEC) sofreu um incêndio e o edifício que seria da Sedur a abrigou. Mesmo depois do susto, a Sedur se estruturou e hoje tem sede própria e grande atuação no estado. “Fico feliz por ter dado a contribuição inicial, começando esse trabalho que hoje é considerado exitoso e promissor, pois tenho certeza que vai continuar”, destacou Moussallem.

E para o futuro, o governador apontou como desafio a agilização de processos, com uma formatação descentralizada do acompanhamento das obras, “deixando as de manutenção e reparo, que estão numa dimensão menor, nas mãos de carteiras locais, evitando sobrecarregar o corpo central, que ficará com as de maior porte”.