Mais de 1.200 consumidores participaram da 1ª Campanha para Tratamento do Superendividamento na Bahia, promovida pelo Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), entre os dias 3 e 14 deste mês, em Salvador. As propostas para quitação das dívidas serão encaminhadas para os credores que prometem condições especiais para pagamento. Os consumidores preencheram uma planilha com o cálculo da renda familiar e os gastos mensais com despesas básicas, como água, luz e alimentação, e depois propuseram um valor para pagamento que coubesse no orçamento.

A maioria dos interessados atendidos durante a campanha buscou o Procon para resolver pendências com bancos e administradoras de cartão de crédito. Um consumidor em débito com um banco e uma loja confecções, se mostrou confiante em chegar a um acordo com os credores.

“Espero que eles apresentem uma proposta flexível, com juros baixos e que eu possa pagar”, comentou o superendividado. De acordo com a superintendente do Procon-BA, Gracieli Leal, a campanha teve como principal objetivo resolver o problema da inadimplência e movimentar a economia baiana.