O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi aplicado nesta terça-feira (4) nas 23 unidades prisionais da Bahia, onde 506 internos realizaram a primeira prova, iniciada ao meio-dia e finalizada por volta das 15h, sendo acompanhados por equipes da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). A segunda será aplicada nesta quarta-feira (5).

No Presídio de Salvador, localizado no Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador, 27 internos prestaram o exame. A avaliação abrangeu as áreas de ciências humanas, ciências da natureza, matemática, linguagens, códigos e redação.

De acordo com o diretor do presídio, Marcio Amorim de Marcelo, o Enem é um importante instrumento educacional, que possibilita a ressocialização e reinserção do interno mais capacitado na sociedade. “É gratificante ver os internos participando desta avaliação, como qualquer cidadão, e que para eles ajuda na qualificação para a vida”.

Os critérios para a participação dos detentos no Enem são os mesmos aplicados aos candidatos fora do sistema prisional, entre os quais a certificação de conclusão do ensino médio, um dos principais motivos para que os internos participem do exame.

Os que cumprem pena em regimes aberto e semi-aberto podem concorrer a vagas em universidades públicas e bolsas em programas governamentais. Os detentos foram inscritos no período de 5 a 15 de novembro e a divulgação do resultado sairá no dia 28 deste mês, no site do Enem.