A arte produzida no estado é atração principal neste final de semana (8 e 9), no Jardim dos Namorados, em Salvador, na Feira Baiana de Artesanato, promovida pelo Instituto Mauá quinzenalmente, na orla da Pituba, das 16h às 21h.

Ao todo, 80 barracas oferecem ao público, produtos variados de artesãos de Salvador e cidades do interior. São esculturas de madeira e metal, orixás, bonecas de cabaça, instrumentos musicais, balangandãs, caminhos de mesa bordados, panos pintados à mão, roupas e calçados, bolsas e acessórios, mandalas, biojoias, artesanato mineral e de couro, macramé, tecelagem, cestaria e trançado. 

A Feira ainda conta com toldo exclusivo para comercialização de utilitários e decorativos de cerâmica dos principais polos produtores do estado, como Maragogipinho, Barra, Irará e Rio Real. O artesanato indígena também tem lugar de destaque, dando visibilidade a uma arte milenar, preservada graças ao talento dos artesãos e à política de fomento do Instituto Mauá, que promove capacitações regularmente para qualificar a produção e garantir acesso a novos mercados.

Também estão presentes a Associação de Artistas Plásticos, entidades sociais e de Economia Solidária. E, em algumas edições, a Feira recebe a visita do micro-ônibus do projeto Biblioteca Móvel, da Fundação Pedro Calmon, com acervo de livros, revistas e vídeos à disposição do público.

Lazer e diversão

A Feira ainda conta com shows ao vivo, a partir das 18h. Artistas locais se revezam no palco montado na praça de alimentação, dando voz a ritmos regionais, como o samba, seresta e forró. O espaço ainda abriga 20 barracas, onde são comercializados pratos típicos e quitutes da culinária baiana.

A Feira Baiana de Artesanato segue até março de 2013. A próxima edição será nos dias 15 e 16 de dezembro.