Nesta quinta e sexta-feira (6 e 7), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) promovem a 1ª Oficina Estadual do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (PEAAF). O evento, que ocorre por meio de um Acordo de Cooperação Técnica entre as duas entidades, tem como objetivo conhecer o cenário da agricultura familiar na Bahia e construir estratégias de Educação Ambiental (EA). A oficina acontece no Hotel Vilamar, em Amaralina, a partir das 8h.

De acordo com o diretor de Educação Ambiental do MMA, Nilo Diniz, o objetivo central da atividade é fazer com que a EA contribua com a agricultura familiar de forma mais sustentável. “Essa oficina é o resultado do trabalho de dois anos do PEAAF. O projeto foi criado a partir de uma reivindicação dos movimentos sociais do campo, levando em consideração o ponto de vista social, econômico e ambiental”.

Para a realização da oficina a Sema está buscando articular órgãos e políticas do Estado no sentido de integrar ações para a construção coletiva de estratégias no enfrentamento da problemática socioambiental do meio rural.

O Programa

É destinado a agricultores e jovens agricultores familiares de ambos os sexos, assentados e acampados da reforma agrária, comunidades tradicionais, extrativistas e pescadores. Também participam sindicatos, cooperativas, organizações e movimentos sociais do campo, agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), professores e estudantes de instituições públicas de ensino superior e da educação básica, membros de grupos de aprendizagem, pesquisa e extensão, membros de conselhos, comissões e colegiados públicos.