A posse de Dom Gregório Paixão, 48 anos, como bispo titular da Diocese de Petrópolis (RJ), contou com a presença de um grupo de autoridades religiosas e do Governo da Bahia. Estiveram presentes à solenidade realizada dia 16, na Catedral São Pedro de Alcântara, entre outros, o secretário para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia, Fernando Schmidt, que representou o governador Jaques Wagner; o  arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger; o cardeal Dom Geraldo Magela, arcebispo emérito de São Salvador da Bahia; o delegado geral Hélio Barbosa e o reitor da Universidade Católica de Salvador, José Carlos Almeida da Silva.

Dom Gregório Paixão é sergipano, da cidade de Aracaju, mas, aos 19 anos ingressou no Mosteiro de São Bento da Bahia, onde permaneceu até 1987 quando foi para o Rio de Janeiro onde estudou Filosofia e Teologia, destacando-se como um homem de oração e de realizações. A solenidade de sua posse foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, e cocelebrada por diversos bispos e padres, tanto da diocese quanto de outras regiões do país, principalmente da Bahia e do Rio de Janeiro.

Em sua primeira mensagem à Diocese, Dom Gregório disse que “minha palavra especial se dirige aos mais empobrecidos, doentes, desempregados, sofredores, sem teto e marginalizados. Não medirei esforços para trabalhar, junto com os que sonham com um mundo fraterno e solidário, para que nenhum homem e mulher de nossa Diocese se sinta rejeitado, esquecido ou durma com fome. Saúdo, com especial carinho, as crianças, os adolescentes e os jovens, que são a alegria e a esperança de nossa Igreja”.