O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes), órgão vinculado à Secretaria de Relações Institucionais do Estado (Serin), está participando do XII Colóquio Internacional Sobre Poder Local, que acontece em Salvador, desde segunda-feira (10), com encerramento nesta quarta-feira (12). Organizado pelo Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social (Ciags) da Escola da Administração da Universidade Federal da Bahia (Ufba), o evento tem como principal objetivo propiciar o debate profundo e crítico sobre das práticas do desenvolvimento e gestão social de territórios, tendo as experiências concretas como objetos de análise.

“Trata-se de uma oportunidade para gestores públicos e sociais trocarem conhecimentos a respeito do desenvolvimento e da importância da participação da sociedade civil local na construção de alternativas organizativas bem sucedidas de gestão empreendedora”, afirmou o coordenador executivo do Codes, Edson Valadares, ressaltando que a abordagem interdisciplinar possibilita a realização de uma “análise teórica à luz do conhecimento acadêmico que pode e deve ser desdobrada em aplicações práticas”.

Troca de experiências

A coordenadora do evento, Tânia Fischer, da Escola da Administração, destacou a amplitude do colóquio, que reúne intelectuais e pesquisadores de universidades de todo o Brasil, além de apresentar experiências internacionais acerca das relações de poder locais e regionais de países como Estados Unidos, Alemanha e Espanha. Dos 405 trabalhos inscritos, 157 foram aceitos e distribuídos em dezenas de oficinas e 13 eixos temáticos, como Gestão Social e Territórios; Desenvolvimento Sustentável de Territórios; Cultura do Empreendedorismo e Empreendedorismo de Cultura; e Governos Locais e Políticas Sociais.

Realizado em diferentes locais da cidade, entre eles o Palacete das Artes e Ministério Público, o XII Colóquio Internacional Sobre Poder Local se encerra nesta quarta-feira (12) com minicursos, oficinas, rodas vivas e mesas redondas em espaços como a Escola de Administração da Ufba, Instituto Cultural Brasil Alemanha (Icba) e os Hotéis Sol Victória Marina e Bahia do Sol. A programação pode ser conferida na internet.