A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da Coordenação do Sistema Estadual de Transplante de Órgãos, vai homenagear, mais uma vez, com a entrega do troféu ‘Amigo do Transplante’, profissionais e instituições que se destacaram no incentivo à doação de órgãos e tecidos. A solenidade de entrega dos troféus será nesta sexta-feira (14), às 19h, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no Terreiro de Jesus, com a presença do secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, e do coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, Eraldo Moura.

Na Bahia foram registradas, entre os meses de janeiro e novembro desse ano, 74 doações de múltiplos órgãos. No mesmo período, foram realizados 74 transplantes de órgãos, e mais 358 transplantes de córnea. Nesta quinta edição, o troféu será entregue ao médico neurofisiologista Luiz Alberto Santos, ao médico Mário Castro Carreiro, responsável pelo Laboratório de Cirurgia experimental e Transplantes da Ufba, e ao médico urologista e transplantador Rodrigo Serapião Mendes.

Entidades

Também receberão o troféu a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Rodoviário do Estado da Bahia (Abemtro), a Superintendência Regional do Centro leste da Infraero/BA, o Salvador Shopping, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, a Faculdade Maurício de Nassau, a 3ª Diretoria Regional de Saúde, o Sindicato das Empresas de Transporte Público de Salvador (SETPS), a Polícia Civil da Bahia e a Bahia Recall/TV Bahia.

Este ano, além da entrega dos troféus, será prestada uma homenagem a duas famílias de doadores de órgãos. De acordo com Eraldo Moura, esse ato representará um agradecimento à solidariedade das pessoas que aceitam doar os órgãos de um familiar.