Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar, na quinta-feira (20), em Santo Amaro, resultou na desarticulação de uma quadrilha que roubou mais de 70 kits de bijuterias, tipo Michelin, celulares, documentos pessoais e outros pertences de três vendedores ambulantes, em seus pontos de comércio informal, no centro da cidade. Quatro criminosos estão presos na Delegacia Territorial (DT) de Santo Amaro e, segundo o delegado titular, José Antônio Costa Teixeira Alves, deverão ser transferidos para o Presídio de Salvador, na próxima semana.

Armados com uma pistola 380 e um revólver calibre 38, Daniel Silva Santos, 20 anos, Djavan Nantes dos Santos, 31, conhecido como Cantor, Willian de Jesus Gusmão, 24, e Milena Kesia Gonçalves, 25, atacaram os ambulantes, na terça-feira (18), agredindo-os com coronhadas na cabeça e no rosto. A maioria das bijuterias roubadas foi receptada por Moacir Boa Morte Martins Filho, o Dindo, capturado com o restante do grupo no bairro da Candolândia e autuado por receptação.

Traficantes

O delegado José Antônio Costa apurou que eles integram uma quadrilha liderada pelos traficantes conhecidos por Neguinho e Nico Preto, ambos recolhidos na Unidade Especial Disciplinar (UED), no Complexo Penitenciário da Mata Escura, de onde conseguiam determinar as ações criminosas do grupo. Djavan responde por homicídio e receptação em Salvador e é suspeito de outros assassinatos no bairro de Cosme de Farias.

Willian Gusmão é apontado como autor de vários roubos em Santo Amaro, além de ter tentado matar, em companhia de Djavan, Ubiraelson Ângelo de Santana, alvejado com três tiros, na segunda-feira (17), no centro daquele município. A vítima segue internada no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador. As armas utilizadas pela quadrilha, bem como as drogas, ficavam sob a guarda da namorada de Willian, Milena Kesia.

Operação Natal Seguro

Além dessas quatro prisões e flagrante, a Operação Natal Seguro, deflagrada pelas polícias Civil e Militar, cumpriu mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão expedidos contra os foragidos da Justiça, Júlio Valentim Marques, traficante de drogas, Henrique de Jesus Barros, o Dique, por tentativa de homicídio e roubo, e Jailton dos Santos de Jesus, o Gasol, também por de tentativa de homicídio. Responsável por vários roubos a transeuntes e casas comerciais na região, Jailton é o principal suspeito da morte de Daniel Silva de Jesus, em 25 de novembro, no bairro do Alto do São Francisco.