A 64ª Companhia Independente (CIPM) vai formar mais 450 alunos de quatro escolas municipais e uma particular, desta vez em Feira de Santana, que participaram no período de três meses do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) da Polícia Militar da Bahia. O evento será realizado na Igreja Assembleia de Deus, na Rua Vasco Filho, bairro Brasília, na próxima terça-feira (18), a partir das 8h30, e contará com a participação do grupo de teatro ‘Segue-me’, da paróquia Senhor do Bonfim. Mais informações no telefone (75) 3624-2348 – 64ªCIPM, com o comandante major Amom Pereira, ou subcomandante major PM Cavalcante.

Proerd é a versão brasileira do programa Drug Abuse Resistence Education (Dare), implantado inicialmente nos Estados Unidos e, atualmente, desenvolvido em mais de quarenta países conveniados. A iniciativa é considerada pela ONU como um dos maiores programas de prevenção às drogas e à violência do mundo. No Brasil, o programa teve início em 1992 e já foi implantado em 20 estados da Federação. O Proerd visa, sobretudo, estabelecer uma relação de confiança entre o policial militar e o cidadão.

Metodologia

Durante as aulas, os estudantes participam de dez lições, com o objetivo de desenvolver a autoestima, o cultivo da felicidade, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento de drogas por pessoas estranhas, bem como os efeitos de drogas lícitas e ilícitas, e a valorização do vínculo familiar.

Policiais das CIPMs são capacitados para desenvolver atividades lúdicas em sala de aula entre os estudantes. Técnicas e métodos de ensino infantil, tratamento de dependência de drogas e noções de toxologia, aprendidos no treinamento, capacitaram os policiais a abordar questões tão delicadas entre os estudantes. Em 17 lições, os alunos aprendem a incrementar a autoestima, a responsabilidade, o bem-estar social e a cidadania.