Ayslan Benício de Araújo, 30 anos, olheiro de uma quadrilha que pretendia assaltar uma agência bancária na segunda-feira (3), no centro de Feira de Santana, foi preso em flagrante por investigadores da 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Feira). Ele estava sendo monitorado desde o domingo, quando foi reconhecido por equipes do Grupo Avançado de Repressão a Crimes Contra Instituição Financeira (Garcif) a bordo de um veículo roubado ‘GM Cruze’, rondando a região que concentra a maioria dos bancos na cidade.

Uma operação para frustrar o iminente assalto ao banco foi montada e contou, além da Polícia Civil, com a participação da Polícia Militar, por meio do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), que posicionou dezenas de soldados na região central e entradas e saídas da cidade.

Rotina das agências

No veículo em que Ayslan se encontrava, os policiais apreenderam um revólver calibre 38 e um aparelho para bloquear ligações de celulares. Conduzido à unidade policial, o criminoso confirmou ao delegado Ricardo Brito, titular da 1ª Coorpin, sua participação como olheiro da quadrilha e revelou que, naquela manhã, dez homens pretendiam assaltar uma agência bancária, localizada na Rua Conselheiro Franco, em Feira.

Entre os criminosos estavam ladrões que já haviam participado do assalto ao Banco do Brasil da cidade de Tanque Novo e do sequestro do gerente da agência do banco da cidade de Ubatã. Ayslan, segundo o delegado, é o responsável pelo levantamento de informações dos bancos em diversas cidades do interior, observando, inclusive, rotinas nas agências e a presença de policiais nas regiões visitadas por ele.

Além disso, o bandido providenciava os veículos que seriam utilizados pelos ladrões durante a fuga. “Ele viabilizava a ação dos comparsas”, afirmou Ricardo, que autuou Ayslan em flagrante por receptação e porte de arma, e determinou que ele fosse conduzido ao Conjunto Penal de Feira de Santana.