Novas perspectivas de ocupação para a população da região de Itapetinga foram discutidas em audiência pública realizada segunda-feira (10), no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Itapetinga. O governo do Estado foi representado no debate pelo secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, que anunciou medidas a serem adotadas a curto prazo, incluindo a oferta de duas mil vagas em cursos de qualificação profissional, a partir de janeiro próximo.

Ao falar sobre o fechamento de 12 unidades da Vulcabrás/Azaleia e a demissão de 3,5 mil trabalhadores, em seis municípios do sudoeste baiano, o secretário disse que, desde o ano passado, os governos estadual e federal vêm adotando medidas para apoiar a fábrica, como o financiamento extra de R$ 64 milhões, restrições de ingresso de produtos a preço desleal e ampliação de incentivos. 

Seguro-desemprego

Na audiência pública, Vasconcelos falou também sobre a possibilidade do pagamento de mais duas parcelas do seguro-desemprego – pela legislação em vigor, os trabalhadores terão direito a cinco.

A proposta de ampliação do benefício para esses trabalhadores será discutida em reunião do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), nesta quinta-feira (13), em Brasília. O governo do Estado planeja ainda, por meio do SineBahia, intensificar a captação de vagas em empresas já existentes, além de buscar novos investimentos para os municípios da região.