O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, participa nesta quinta-feira (13), da reunião do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), em Brasília. Na oportunidade, irá defender a liberação de mais duas parcelas adicionais do seguro-desemprego para os trabalhadores atingidos pelo fechamento das 12 unidades da Vulcabrás/Azaleia, na região de Itapetinga.

“Esse pleito que levamos ao Codefat é mais uma iniciativa com vistas a minimizar o impacto que o desligamento dos trabalhadores do polo calçadista irá provocar. Em outros momentos difíceis como esse, seja na Bahia ou em outros estados, o Codefat aprovou a ampliação do benefício”, afirma.

O secretário do Trabalho da Bahia, que na reunião também representa o Fórum Nacional de Secretarias Estaduais do Trabalho (Fonset), informou ainda, que outras providências estão sendo adotadas pelo Governo do Estado para minimizar o problema que atingirá unidades da empresa instaladas nos municípios de Itororó, Caatiba, Macarani, Firmino Alves, Itambé e no distrito de Bandeira de Colônia, pertencente a Itapetinga.

Estado oferece duas mil vagas de qualificação profissional

Dentre as ações que estão sendo tomadas pelo Governo do Estado, estão a oferta de duas mil vagas em cursos de qualificação profissional já a partir de janeiro próximo. Por meio do SineBahia, a Setre vai intensificar a captação de vagas em empresas já existentes na região, além de estimular a geração de renda nos municípios.

Vasconcelos defende, também, o incentivo à prática do cooperativismo nas cidades afetadas. “O cooperativismo é um caminho para diminuir o impacto na economia e também na área social. Vamos procurar identificar as oportunidades e as potencialidades da região, com vistas a estimular pequenos empreendimentos, organização de cooperativas e transformar a crise da Vulcabrás/Azaléia em oportunidade para o desenvolvimento da região”, finalizou.