Trabalhando na construção civil, como servente de obra, há mais de 20 anos, Renilda Nascimento, 39 anos, está pronta para assumir um novo posto. Na noite da última quarta-feira ela recebeu o certificado do curso de Pedreiro Polivalente, realizado pelo Governo do Estado, por meio do Programa Qualifica Bahia. O ato aconteceu em cerimônia na sede da Fundação Antônio Almeida (Fundal) – executora do curso -, no centro de Salvador, e além de Renilda certificou mais 164 concluintes cursos oferecidos pelo programa.

“Apesar de todo esse tempo atuando na área, aprendi coisas novas no curso, como alinhar e fazer uma aresta de parede corretamente”, disse Renilda, que espera, com o certificado, ingressar no mercado formal na nova profissão.

Outros cursos

Além do curso de construção civil, o Programa Qualifica Bahia, mantido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), certificou a turma de panificação, qualificando 66 trabalhadores. Na mesma cerimônia, outras 99 pessoas foram certificadas pelo Plano Setorial de Qualificação (PlanSeQ), nos cursos de cabeleireiro e almoxarife. Adriana de Souza, de 23 anos, concluinte do curso de cabeleireira, já está atuando profissionalmente.

“Por enquanto atendo as clientes em domicílio, mas meu desejo é, até o final do próximo ano, montar um salão com um colega que fez o curso junto comigo”, vislumbra. De acordo com a coordenadora de Qualificação Profissional da Setre, Kadine Santos, “a certificação é um diferencial para quem busca uma vaga no mercado de trabalho”.

Mais 286 concluintes recebem certificados nesta sexta-feira 

Nesta sexta-feira (21), mais 286 trabalhadores serão certificados pelo Qualifica Bahia. Em Salvador, o público formado por pessoas com deficiência. São 66 participantes que foram capacitados por meio de curso que teve como entidade executora a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

No interior, serão certificados trabalhadores dos municípios de Ipirá, nos curso de cabeleireiro e panificação; Mairi, nos cursos de confeiteiro e cabeleireiro; João Dourado, em mecânica de automóvel e cabeleireiro; Irecê, pedreiro e técnicas de venda e no município de Lapão, nos cursos de manutenção de micro e mecânica de automóvel. Nestes municípios, serão certificados 44 trabalhadores em cada um dos cursos.

Iniciada este mês, a capacitação do PlanSeQ, realizada a partir de parceria firmada entre o Ministério do Trabalho e Emprego e o Governo do Estado, por meio da Setre, vai certificar, até janeiro do próximo ano, 3.600 trabalhadores baianos. Já o Programa Qualifica Bahia vai qualificar 9.140 pessoas até o início de 2013.