Durante todo o ano de 2012, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) desenvolveu ações para informar e alertar condutores e pedestres sobre a importância de um trânsito mais seguro. Foram realizadas capacitações, palestras e diversos comandos educativos, através da Coordenação de Educação e Segurança para o Trânsito (CS), que distribuíam informativos contendo regras básicas de comportamento adequado no trânsito. O público alvo destas ações estavam nas sinaleiras, ruas e avenidas das principais vias da cidade.

As ações do primeiro semestre se iniciaram com o Carnaval, quando diversos foliões foram abordados e orientados a não ingerir bebida alcóolica, reforçando a importância de se manter um bom comportamento no trânsito. Ainda se tratando de educação, o órgão promoveu em vários municípios baianos, através da Escola Pública de Trânsito (Eptran), cursos de Capacitação de Agentes de Trânsito, com o objetivo de preparar e formar agentes iniciantes, com um total de 120 horas/aula.

A Eptran promoveu ainda, em parceria com a Honda (PE), o curso de Pilotagem Segura para Requalificação de Instrutores dos Centros de Formação de Condutores (CFC´s), com o objetivo de aprimorar os conhecimentos dos condutores da categoria “A” para que fossem adotadas novas posturas comportamentais, visando um trânsito mais seguro e humano. O curso passou pelas cidades de Salvador, Porto Seguro, Medeiros Neto, Itamaraju, Teixeira de Freitas e Feira de Santana.

O órgão realizou também um comando educativo pela passagem do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no mês de maio, com abordagens educativas e distribuição de folhetos específicos da ação e também referentes ao comportamento no trânsito.

No segundo semestre, o órgão colocou em ação a Operação Cidade Limpa, com o intuito de remover das ruas e avenidas veículos que se encontram abandonados obstruindo a circulação de motoristas e pedestres. Em parceria com a Polícia Militar, através do Esquadrão Águia, a Operação conseguiu retirar mais de 50 veículos abandonados nas vias da cidade.

O destino de muitos desses carros foram os Leilões de Veículos, que este ano teve uma aceitação ainda maior por parte do público. Todos os lotes das três edições do evento foram arrematados, tando na sede do órgão em Salvador, como em diversas cidades como Irecê, Conceição do Coité, Lauro de Freitas, Feira de Santana, Ilhéus, Eunápolis, Itamaraju, Teixeira de Freitas, Valença, Brumado, Vitória da Conquista, Itapetinga, Jequié e Alagoinhas.

A Semana Nacional de Trânsito deste ano, realizada no período de 17 a 21 de setembro, teve como tema “Direção Certa”, dando continuidade à campanha “Década de Ações de Segurança no Trânsito 2011-2020 – Juntos podemos salvar milhões de vidas”, iniciada no ano passado. O público alvo mais uma vez foram as crianças, que durante todo o mês de setembro participaram de atividades no órgão.

Durante a semana foi realizado ainda, no auditório da Seagri (CAB), o “Transitando – II Seminário sobre Segurança no Trânsito da Bahia”, que reuniu as principais instituições de trânsito e transporte do estado, com o intutito de debater questões relacionadas à segurança e acidentes de trânsito.

Em novembro, mais uma campanha foi para as ruas. Intitulada “Detran Responde”, teve como objetivo alertar os motociclistas dos riscos no trânsito. A ação que vem sendo realizada em diversos pontos da cidade, segue até o carnaval e conta com o apoio do Esquadrão Águia. A campanha consiste na distribuição da cartilha “Detran Responde Motocilistas”, que apresenta respostas fundamentadas na legislação de trânsito, baseadas em perguntas recorrentes feitas por motociclistas.

O principal objetivo do Detran com essa iniciativa é que, através dessas informações, a categoria conheça, compreenda e respeite as leis, assim como respeite as outras pessoas que compartilham o espaço público, e também possam contribuir para que o trânsito de motociclistas não seja somente uma manchete nos jornais como algo desanimador e trágico, mas principalmente como um modelo de qualidade, respeito e preservação à vida.