Em 2012, o turismo baiano viveu um ano de importantes transformações, com avanços significativos em diversas áreas, como promoção, qualificação profissional e captação de recursos para investimentos em infraestrutura, em ações que fazem parte da estratégia denominada Terceiro Salto do Turismo da Bahia.

Líder na atração de turistas na região Nordeste e terceiro destino do país em viagens aéreas, com um fluxo anual de 11 milhões de visitantes, segundo dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a Bahia recebe cerca de 5,5 milhões de pessoas de outros estados do Brasil, 558 mil estrangeiros e outros cinco milhões de baianos que viajam pelas suas 13 zonas turísticas. “São números que credenciam a Bahia para buscar mais investimentos junto ao governo federal e também a agentes externos de financiamento, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)”, afirmou o secretário Domingos Leonelli.

E foi exatamente isso que o governo estadual fez no ano de 2012, com as negociações que praticamente garantiram o financiamento de US$ 85 milhões do próprio BID para a requalificação da Baía de Todos-os-Santos, principal projeto da história recente do turismo da Bahia.

O contrato entre a instituição financeira e o governo estadual já foi aprovado pela Secretaria do Tesouro Nacional, do Ministério da Fazenda, e agora está na Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento. “Vamos dotar essa zona turística de toda a infraestrutura necessária para receber visitantes de todo o mundo, fortalecendo o turismo náutico no estado e redescobrindo a Baía de Todos-os-Santos, que é um distrito turístico-cultural”, explicou Leonelli.

Ainda no que se refere a investimentos públicos, 2012 foi marcado pelo avanço nas obras da Feira de São Joaquim, que contam com R$ 60 milhões, do Ministério do Turismo e do Estado. Já foram executados, via Conder, serviços como construção do galpão onde está funcionando parte da feira, demolição de antigos boxes e intervenções na área da enseada, que terá restaurantes e bares. A previsão é que a recuperação da feira termine em 2014.

Na área de capacitação, o governo estadual bateu a meta de qualificar profissionais e empresários, num período de seis anos, chegando a 12 mil pessoas beneficiadas. Os programas da Secretaria do Turismo, em conjunto com o Ministério do Turismo e outros parceiros, abrangeram diversas zonas turísticas, a exemplo da Baía de Todos-os-Santos, Costa dos Coqueiros e Chapada Diamantina. “Para o próximo ano, pretendemos capacitar cerca de mil profissionais de turismo e mil taxistas em cursos de inglês, espanhol e Língua Brasileira de Sinais (Libras)”, disse a superintendente de serviços turísticos da Setur, Cássia Magalhães.

Preparativos para a Copa estão a todo vapor

A Bahia também está se preparando para receber os megaeventos esportivos, como a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa de 2014. Para isso, somente a área do turismo investirá R$ 280 milhões em projetos que vão desde infraestrutura até qualificação profissional e promoção do destino.

Na área de sinalização turística e acessibilidade de Salvador, serão investidos R$ 7 milhões em obras que beneficiarão os sete pontos mágicos, principais cartões-postais da cidade. Em qualificação profissional, cinco mil pessoas receberão treinamento em idiomas, através do Pronatec Copa, programa dos ministérios da Educação e do Turismo que na Bahia é coordenado pela Secretaria do Turismo e Instituto Federal de Tecnologia (Ifba).

Em 2012, as aulas de inglês, espanhol e Língua Brasileira de Sinais foram iniciadas para mais de mil pessoas, incluindo garçons, profissionais de hotelaria, policiais e integrantes da Guarda Municipal de Salvador. São pessoas como o garçom Jurandir Silva, um dos mais empolgados com os cursos. Em menos de três meses de aula, ele arrisca algumas frases em inglês e garante que estará “afiado” para a Copa de 2014.

Promoção

Para a área de promoção, diversas ações já começaram a ser realizadas. Em 2012, a Bahiatursa participou de feiras em países como França, Espanha, Inglaterra, Alemanha e Argentina, buscando parcerias com agências e operadoras de viagem para atrair turistas para a Copa de 2014. Uma ação importante foi o evento Goal To Brazil, em Paris, onde os técnicos da Bahiatursa mostraram os potenciais do estado.

Em Salvador, Leonelli se encontrou com representantes de operadoras de viagem mexicanas, credenciadas pela Fifa, e ouviu do embaixador da Bélgica no Brasil, Jozef Smets, que o país europeu enviará quatro mil turistas para a capital baiana, caso os belgas se classifiquem para a Copa.

Já para a Copa das Confederações, a Bahia intensificará as campanhas de promoção na Itália e no Uruguai, países que farão partidas oficiais pela competição na Arena Fonte Nova. A previsão da Setur é que no período da Copa a Bahia tenha um fluxo turístico de 700 mil pessoas, sendo 70 mil estrangeiros.

Eventos ajudaram a consolidar a Bahia como líder do setor no NE

O ano de 2012 foi considerado um marco pelo trade que representa o setor, pois Salvador sediou a primeira edição do Salão Baiano de Turismo, uma importante ação de marketing para divulgação do estado como destino. Cerca de dez mil pessoas foram conferir de perto os atrativos de um mundo chamado Bahia em quatro dias de salão.

Dezenas de operadores brasileiros e estrangeiros participaram do evento, que também reuniu um pouco da mostra gastronômica, cultural e de atrativos naturais das 13 zonas turísticas baianas. “Tivemos ainda rodadas de negócios e palestras com renomados especialistas, que discutiram diversos temas ligados ao turismo, assim como a maquete da Bahia, uma nova ferramenta de divulgação do estado”, disse a chefe do Departamento de Planejamento e Marketing da Bahiatursa, Isabela Casales.

Para 2013, o salão será realizado paralelamente à Feira da Abav Bahia e BNTM, esse último evento organizado pela CTI Nordeste. Além do Salão Baiano do Turismo, dois outros eventos ajudaram a atrair visitantes para Salvador, como o projeto São João da Bahia e o GP Bahia de Stock Car. No São João, os pacotes vendidos pela CVC para o estado atingiram 35 mil unidades. Já o GP Bahia de Stock Car atraiu cerca de dez mil pessoas para a cidade, gerando cerca de R$ 20 milhões para a economia local.

Além desses eventos de grande porte, a Bahiatursa apoiou dezenas de competições esportivas, festivais gastronômicos e musicais, em todas as zonas turísticas do estado, ajudando a fomentar a interiorização do turismo, como o apoio aos festejos de São João. “A empresa também participou de feiras e workshops em diversos mercados emissores,a exemplo de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro”, destacou o diretor de mercado nacional, Fernando Ferrero.

LGBT

Também em Salvador, a Bahiatursa apoiou a 1ª Semana da Diversidade, que atraiu no mês de setembro milhares de visitantes para a cidade. “A ampliação do evento, que antes era só a Parada Gay, para Semana da Diversidade dá outra dimensão, ajudando a melhorar a ocupação hoteleira e movimentar a cadeia produtiva do setor”, declarou o diretor de serviços turísticos, Weslen Moreira.

Atração de voos internacionais e investimentos privados é outro destaque

No ano de 2012, a Bahia ganhou um novo voo de Portugal, a garantia de 16 charters da Argentina, no verão, assim como uma frequência extra de Madri, na Espanha. Dos Estados Unidos veio uma notícia da American Airlines de que os voos entre Miami e Salvador passariam a ser sem escala, cinco vezes por semana.

Atualmente, a Bahia tem 25 frequências semanais para países como Alemanha, Espanha, Portugal e Estados Unidos (diretos) e para a Argentina, através de conexão com o Rio de Janeiro ou São Paulo. “Os voos diretos nos ajudam a fazer da Bahia o terceiro destino internacional entre os estados brasileiros que recebem turistas vindos de avião”, disse a diretora de mercado nacional da Bahiatursa, Rosana França. De acordo com dados da Fipe, a Bahia recebe cerca de 560 mil estrangeiros por ano.