A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) atende, atualmente, 12,3 milhões de baianos com água tratada, em 362 municípios. Este número foi alcançado em 2012, quando a empresa ampliou o acesso à água tratada para mais 494.815 pessoas e expandiu o serviço de esgotamento sanitário para outros 333.430 baianos. De janeiro a dezembro, foram 128,4 mil novas ligações de água e 76,2 mil novas ligações de esgoto, o que representa um avanço na cobertura dos serviços de 4,2% e 9,2%, respectivamente, em relação a 2011.

Os avanços são resultantes de investimentos da Embasa com recursos próprios, estaduais e federais, da ordem de R$ 753 milhões. Por meio do programa Água para Todos, do Governo do Estado, em 2012 foram concluídas 61 ações, sendo 50 de abastecimento de água e 11 de esgotamento sanitário. De acordo com o presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira Filho, as ações da empresa para universalizar os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, de 2007 a 2014, estão atingindo 300 municípios.

“Ao todo, são 383 ações de abastecimento de água, 168 de esgotamento sanitário e três de desenvolvimento institucional, que envolvem RS 5,5 bilhões já assegurados. Destas, já foram concluídas 250 obras de água e 43 de esgotamento e investidos R$ 2,5 bilhões", informa Oliveira.

Adutoras beneficiam municípios atingidos pela seca

Integrando as ações do Governo do Estado no enfrentamento aos efeitos da seca, a Embasa está desenvolvendo ações nos sistemas de abastecimento de água de 93 municípios em situação mais crítica, totalizando R$ 994 milhões, sendo R$ 270 milhões de recursos próprios e R$ 724 milhões dos ministérios da Cidade e da Integração Nacional. Entre as intervenções realizadas em 2012, destacam-se a realização de obras estruturantes e emergenciais que estão combatendo os efeitos da pior estiagem dos últimos 40 anos.

Em operação desde setembro do ano passado, a Adutora de Pedras Altas, com investimento de R$ 59,3 milhões, substituiu o sistema que utilizava a água do reservatório da barragem de São José do Jacuípe e apresentava elevado teor de cloretos, tornando a água salobra. Atualmente, a adutora está atendendo 12 sedes municipais e 173 localidades rurais de 21 municípios da região do sisal.

Guanambi e Irecê

A empresa também concluiu, em outubro 2012, a primeira etapa da Adutora do Algodão e do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) de Guanambi, garantindo água de qualidade e em quantidade suficiente a 226 mil pessoas. Não há mais racionamento nas sedes municipais de Guanambi, Malhada, Candiba, Iuiú, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Matina e nas localidades rurais de Mutans (Guanambi), Pilões (Candiba), Julião (Malhada) e Pajeú do Vento (Caetité). O valor do investimento foi de R$ 135,1 milhões.

A conclusão da Adutora do São Francisco, maior obra de abastecimento de água em andamento na Bahia, com 122 quilômetros de extensão e recursos na ordem de R$ 178,6 milhões, também é destaque. O empreendimento já está em fase de testes e vai atender 16 municípios da microrregião de Irecê, em função da diminuição continuada do nível do lago da Barragem de Mirorós, que abastece a área desde 1994.

Senhor do Bonfim

Em Andorinha, município da região de Senhor do Bonfim, uma obra emergencial de R$ 5,6 milhões impediu que sete mil pessoas deixassem de receber água tratada e canalizada. Em Jaguarari, foi concluída, em junho, outra obra emergencial que ligou o sistema de abastecimento de água de Senhor do Bonfim ao sistema que atendo o município. O investimento de R$ 5 milhões beneficia 13 mil pessoas.

Outros destaques em 2012

Na área de esgotamento sanitário, destaca-se a conclusão da primeira etapa da ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Feira de Santana, que representou um investimento de cerca de R$ 130,9 milhões e elevou a cobertura de na sede do município de 42% para 65%. Na área de abastecimento, foram feitas em Feira mais de oito mil novas ligações, na sede e nos distritos.

Em Pedro Alexandre e Jeremboabo, a inauguração do sistema de abastecimento, em agosto, beneficiou moradores da sede municipal e de vários distritos, alguns deles há vários anos com escassez da oferta. Itamaraju recebeu investimentos de R$ 35,5 milhões, fazendo com que a cobertura do SES passasse de 33% para 93% na sede municipal, beneficiando cerca de 42 mil pessoas.

Teixeira de Freitas recebeu a primeira etapa da implantação do SES, um investimento de R$ 10,9 milhões que beneficiou mais de 13 mil baianos. Em Jaguaquara, a implantação do SES que atende a sede do município custou R$ 15,9 milhões. Já Encruzilhada, no sudoeste baiano, recebeu um investimento de R$ 7,9 milhões na implantação do SES que beneficiou 5,3 mil dos seis mil moradores da sede municipal.

A sede do município de Ibotirama, no oeste baiano, recebeu também um SES. O investimento foi de R$ 8,7 milhões. Em Muquém do São Francisco, outros R$ 2,5 milhões foram investidos no sistema de esgotamento sanitário da sede do município, concluído em março. E na região de Barreiras, foram realizadas seis mil novas ligações de água em 13 localidades do Cinturão Verde (Barreiras), bem como os povoados de Por Enquanto (Mansidão); Mandim (Angical); e Barreiro das Pedras, Baixa Verde e São Caetano (Serra Dourada).