Os profissionais que vão atuar no projeto Guias e Monitores do Carnaval começaram nesta terça-feira (29) o treinamento voltado à ampliação dos conhecimentos para atender aos turistas que virão à capital baiana durante os seis dias de folia. Iniciativa da Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur) e da Bahiatursa, o curso continua até o próximo domingo, 3 de fevereiro, no Auditório Mãe Menininha do Gantois, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.

De acordo com a superintendente de Serviços Turísticos da Setur, Cássia Magalhães, este ano, além da parte teórica, o curso fará visitas técnicas nos três circuitos da folia, numa parceria com o Salvador Bus. “Através desta parceria, os alunos vão poder conhecer melhor todo o percurso do Carnaval, as áreas de atuação e todos os serviços oferecidos”. 

Nesta quarta-feira (30) a capacitação inclui temas como direitos humanos, exploração sexual de crianças e adolescentes, atendimento a foliões com necessidades especiais, além de serviços disponíveis para baianos e turistas. Até o final, os participantes terão informações sobre a segurança durante a festa, além dos aspectos práticos do receptivo nos principais circuitos carnavalescos e nos portões de entrada da cidade.

Melhoria na infraestrutura dos 80 postos de informações

Ainda de acordo com a superintendente Cássia Magalhães, este ano também foram realizadas melhorias na infraestrutura dos 80 postos de informações turísticas espalhados pelos três circuitos do Carnaval. Serão utilizados 400 smartphones dotados de um software que armazena e processa as informações transmitidas por seus operadores, em tempo real.

Durante todo o período festivo na capital, os guias e monitores estarão distribuídos por diversos pontos dos circuitos Dodô, Osmar e Batatinha, além de hotéis, shoppings e portões de entrada da cidade como aeroporto, rodoviária, terminal náutico e ferry-boat, dando as boas-vindas aos visitantes e passando informações sobre a festa, incluindo sistema de transportes, segurança e hospedagem, e ainda sobre atrativos de Salvador e de outras zonas turísticas do estado.

Além da capital baiana, o esquema receptivo de turistas está sendo ampliado, tendo em vista a Copa das Confederações, no mês de junho deste ano, e a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, e será levado aos municípios de Porto Seguro (na orla, Arraial D’Ajuda, Trancoso e Caraíva), e em Mata de São João, (Praia do Forte e Imbassaí).

O atendimento será prestado em até oito idiomas, incluindo inglês, espanhol, italiano, francês, alemão e mandarim, além da Língua Brasileira de Sinais (Libras), que proporciona a inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais. Para a pedagoga Creuza Cerqueira, que atua como guia há mais de 30 anos e fala inglês e espanhol fluentemente, é gratificante ver as melhorias que têm sido feitas no receptivo, a cada ano.