O turista que visita Salvador nesta época do ano tem mais uma opção para comprar lembranças da Bahia. Trata-se do Espaço Solidário do Centro Público de Economia Solidária (Cesol), no Comércio. Mantido pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o local funciona de segunda a sexta, das 9 às 17h, e é conhecido entre os clientes pelo diferencial dos produtos manufaturados.

No Espaço Solidário, o turista encontra roupas para adultos e crianças, acessórios diversos, utilitários para casa, artesanato (de barro, cerâmica, papel e pano), tecelagem, tricô, renda e lembrancinhas temáticas e originais, entre outras tantas opções de presente. Além disso, por se tratar de um empreendimento solidário, o visitante encontra preço justo.

A gerente do Cesol, Kátia Aparecida, explica que o Espaço Solidário é, na verdade, um centro de formação em comercialização e introdução ao comércio justo, que tem como objetivo articular oportunidades de geração, fortalecimento e promoção do trabalho coletivo baseado na economia solidária.

Consultorias

Ela destaca ainda que no espaço são promovidas atividades de qualificação, associativismo e cooperativismo com diversos grupos produtivos das zonas rural e urbana.

Seguindo uma metodologia própria, o Cesol atende de forma multidisciplinar a grupos de cooperados de Salvador, região metropolitana, Feira de Santana e Vitória da Conquista, estimulando a sustentabilidade e o fortalecimento dos empreendimentos, por meio de consultorias nas áreas administrativa, assistência social, comercialização, comunicação, contábil, jurídica, designer e pedagógica.