Entre os dias 14 e 18 deste mês podem ser feitas as inscrições gratuitas para novos alunos do Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança, da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). As formas de inscrição são presencial, para os residentes em Salvador, e pela internet, através de e-mail, para moradores de outras cidades. 

Para os residentes em Salvador, é preciso comparecer à sede da Escola de Dança da Funceb, no Pelourinho, de segunda a sexta-feira, das 9 às 13h, munidos de foto 3×4 e cópia da carteira de identidade. No local, os candidatos vão preencher uma ficha, que será entregue no ato. Já os que residem fora de Salvador devem enviar e-mail para o endereço inscricaocursotecnico@gmail.com, solicitando a ficha de inscrição e enviando a foto 3×4 e o RG escaneados, em documentos anexados, e aguardar a confirmação de inscrição, a ser encaminhada também por e-mail.

São oferecidas 60 vagas para pessoas que tenham concluído o ensino médio, ou que vão cursar o 2º ou 3º anos em 2013. Estes candidatos deverão apresentar potencial para dançar, razão pela qual passarão por uma seleção específica, constando de atividades técnico-criativas e de apreciação artística, que serão realizadas entre os dias 4 e 6 de fevereiro, das 8 às 12h30 e das 14 às 17h30. As aulas começam em 18 de fevereiro, de segunda a sexta, no turno matutino, das 7h30 às 12h20. O único custo para os alunos é a taxa de R$ 20 por semestre.

Capacitação artística é reconhecida pelo MEC

Com duração de dois anos e meio e carga horária total de 1.932 horas, o Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e já formou 22 turmas de novos profissionais que vêm contribuindo para a produtividade do cenário da dança da Bahia.

Para este novo início de aulas, a coordenadora do curso, Janahina Cavalcante, afirma que sua expectativa é de ampliar o alcance da Escola de Dança nas comunidades. “Pretendemos contribuir para a formação dos jovens que já participam de grupos independentes e/ou aqueles que atuam em ações socioculturais a partir da dança e também todos aqueles que têm interesse em se profissionalizar na área, tanto os que residem em Salvador como em outros municípios”.