A partir desta sexta-feira (18), até o próximo dia 5 de fevereiro, a Galeria Mestre Abdias, no Instituto Mauá, no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, recebe a exposição ‘Tramas Mestiças’, da artesã Meire Cabral, apresentando esteiras, almofadas, bolsas, banquetas, telas e acessórios, fruto do seu trabalho com tecelagem.

“Sou do conceito de que nada se perde, tudo se transforma”, define Meire, que se dedica à atividade artesanal desde 1998, quando concluiu o curso de tecelagem promovido pelo próprio Mauá. “Foi quando comecei, de fato, a investir no artesanato como profissão”, completou.

Além dos tecidos, as peças são acrescidas de complementos em couro e, sobretudo, reaproveitamento de material. “Restos de cortes, sobras de linha…Não jogo nada fora, nada que prejudique a natureza”, garante a artesã, ressaltando o conceito da sustentabilidade.

Como parte das ações de fomento e promoção do artesanato baiano, a Galeria Mestre Abdias disponibiliza seu espaço gratuitamente aos artesãos cadastrados no Instituto Mauá e a artistas plásticos e fotógrafos residentes no estado. As exposições integram a programação de eventos mensais do Núcleo de Acervo Artesanal do Mauá.