Foi realizada neste domingo (20), na Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, na Sagrada Colina, a missa solene em homenagem ao Senhor do Bonfim, que foi presidida pelo bispo auxiliar da arquidiocese, Dom Gilson Andrade, e contou com a presença do governador em exercício, Otto Alencar, condecorado com o broche sagrado da Irmandade da Igreja do Bonfim.

A celebração é o encerramento das comemorações e o ponto alto da festa, como declara Dom Gilson. “Porque é a celebração da eucaristia, onde nós todos nos reunimos ao grande louvor ao Senhor do Bonfim que é o Cristo nosso redentor. Sou carioca e estou na Bahia há pouco mais de um ano e, desde a primeira vez que vim ao santuário, percebo a devoção deste povo. O Senhor do Bonfim dá a todos nós a esperança de que tem alguém de braços abertos para nos acolher e mostra solidariedade conosco”.

Proteção

Em busca de proteção e bênçãos, a aposentada Marlene Pontes, devota do santo há 70 anos, foi cedo à igreja. “A minha vida é feita de graças, por isso vim pra lavagem a pé, na sexta-feira também estive aqui para agradecer e hoje estou novamente porque esta devoção nunca é demais quando se fala do nosso Pai e protetor”.

Para Ana Moraes é tempo de renovar a esperança. “Vim aqui para agradecer e aproveitei para fazer alguns pedidos, amarrei mais uma fitinha, como faço sempre que visito a igreja”.

A Igreja do Bonfim é uma das mais tradicionais igrejas católicas da cidade, dedicada ao Senhor do Bonfim, padroeiro dos baianos e símbolo do sincretismo religioso da Bahia. Para Otto Alencar, a fé é fundamental para todas as atividades. “A prática das religiões no Brasil, de todos os segmentos religiosos, que vai do grupo evangélico, católicos, do culto afro, prestam um serviço social muito grande à comunidade, porque que tem fé não pratica o mal e segue um caminho melhor. Essa religiosidade é fundamental para a vida das pessoas em todos os níveis sociais. Então eu vim agradecer ao Senhor do Bonfim à saúde e pedir paz para todos”.

O encerramento da tradicional Lavagem do Bonfim acontece às 16h deste domingo, com a “Procissão dos três pedidos”, saindo da Igreja dos Mares com destino ao Bonfim.