O município de Iaçú, no centro-norte baiano, recebeu a visita, na terça-feira (22), da coordenação da Defesa Civil Estadual (Cordec) e representante da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) para avaliar os estragos causados pela chuva, onde 200 famílias foram atingidas pela enxurrada. Destas, 18 tiveram as casas destruídas, segundo informações da secretária de Assistência Social da prefeitura, Leisa Mendes. Não houve feridos e a situação está sob controle. 

O coordenador da Defesa Civil, Salvador Brito, e o representante da Defesa Civil nacional, Sidney Abreu orientaram o prefeito Nixon Duarte sobre os procedimentos para decretação de Situação de Emergência no município, e solicitaram a realização de um mapeamento das áreas de risco em Iaçú, com a finalidade de fazer o remanejamento das casas construídas.

Segundo Brito, é importante os municípios incluírem no seu planejamento para o desenvolvimento urbano, a criação de uma Defesa Civil Municipal (Comdec) para, entre outras atribuições de proteção e prevenção de riscos, evitar que a população construa em áreas não apropriadas.

Informações sobre decretação de Situação de Emergência ou de Estado de Calamidade Pública estão disponíveis no site da Cordec. Para saber sobre como implantar uma Comdec, acesse aqui.