Agricultores familiares do Território de Identidade Vale do Jiquiriçá comemoraram em 2012 os resultados dos trabalhos desenvolvidos nas 61 unidades do projeto Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consad). Durante a 1ª Expo de Produtos Agroecológicos, realizadano mês de agosto, em Mutuípe, eles mostraram que o manejo de hortifrutigranjeiros, através da tecnologia social Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais), está mudando a qualidade de vida da população. A tecnologia garante produtos mais saudáveis para consumo e comercialização, além de fortalecer as ações de segurança alimentar e nutricional e promover a geração de renda na região.

A agricultora Zuleide Barreto, moradora do distrito de Água Branca, zona rural de Mutuípe, afirmou que, com as unidades em funcionamento, a família produz feijão, coentro, couve, aipim, alface, frutas, galinha e ovos de quintal, que são vendidos nas feiras livres e para a cooperativa local, que repassa para a merenda escolar. “Estou empenhada em aumentar a nossa produção. Dessa forma, a minha família vai ser independente e o auxílio que recebemos do Bolsa Família vai ser destinado para outras pessoas em situação de risco”.

Responsável pelas atividades na zona rural, a assistente social Priscila Santana contou que 61% da população do município vive em situação de insegurança alimentar e nutricional. “Assim, fizemos um diagnóstico prévio e encaminhamos algumas famílias”.

O Consad/Pais conta com a parceria do Sebrae, que aportou um conjunto deinformações com estabelecimento de metas, dados técnicos, acompanhamento sistemático para fortalecer a cadeia produtiva, que vai desde o plantio, cultivo, fertilização natural até a comercialização. Para o coordenador regional do Sebrae, Carlos Henrique Silva , essa parceria proporciona resultados efetivos, gera sustentabilidade e a manutenção do homem do campo nas bases.

Expansão

As ações do Consad/Pais beneficiaram também 360 famílias do Território Sertão Produtivo, com a instalação de 71 unidades produtoras de hortifrutigranjeiros, consumidos pelas famílias, vendidos nas feiras livres e distribuídos para a merenda escolar. Para Fernando Lima, presidente da Associação de Moradores Lagoa das Cacimbas, no município de Malhada da Pedra, o projeto agrega valor para o trabalho realizado, gera renda e resgata a autoestima das famílias.

Mais jovens para o mercado de trabalho

Com os projetos Educar para Construir, Rede TV Jovem e Tambor Cidadão, o programa Jovens Baianos preparou em 2012 mais de 600 pessoas para o mercado de trabalho. Além disso, reservou 100 vagas para os que cumprem medidas socioeducativas. No início do ano, 123 jovens foram certificados nos cursos de percussão, empreendedorismo cultural, informática cultural e formação de lideranças, por meio do Tambor Cidadão, parceria da Sedes com a Associação Carnavalesca Bloco Afro Olodum.

Em setembro, com o lançamento da TV Vila Nova Rainha no município de Senhor do Bonfim, 100 alunos começaram o curso técnico em audiovisual, via Rede TV Jovem, um trabalho conjunto com a ONG Ação pela Cidadania, de Salvador.

Educar para Construir

Os cursos voltados para a construção civil, do Educar para Construir, por meio da ONG Cooperação para Desenvolvimento e Moradia Humana (CDM), já viabilizaram a capacitação de mais de 1.500 jovens e a sua inserção em várias empresas de Salvador. Em 2012, seis trabalharam nas obras da Arena Fonte Nova, entre eles, o educando da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), Eliton Souza, 19 anos, que iniciou o curso de pedreiro e festejou a oportunidade. “Fico feliz, pois sei que esse curso dará outro rumo à minha vida e vai melhorar as condições da minha família. O que mais quero é ser um bom profissional e estar sempre progredindo”.

Ampliado número de adolescentes qualificados

“Começo a escrever aqui uma nova história”. A afirmação é do educando J.C.S., durante o curso de construção civil ministrado pelo Senai, resultado da parceria entre a Fundação, Ministério Público do Trabalho e Emprego (MTE) e o Ministério Público do Trabalho (MPT).

Assim como J.C.S., 150 educandos da Fundac estão participando de cursos profissionalizantes em diversas áreas, como os oferecidos pelo Plano Territorial de Qualificação (Planteq), uma parceria entre a Fundac, a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e o Ministério do Trabalho e Emprego. Além desses, 70 adolescentes se preparam para cursos de pintor, auxiliar de escritório com informática e montador e reparador de móveis, oferecidos pelos programas Jovens Baianos e da Lei de Aprendizagem, que determina a contratação de adolescentes por empresas de médio e grande porte.

Novas unidades

No primeiro semestre de 2012, a Fundac inaugurou três novas unidades de semiliberdade, em Salvador, Feira de Santana e Camaçari, cada uma com capacidade para acolher até 20 adolescentes, que são atendidos por equipes técnicas formadas por pedagogos, psicólogos, assistentes sociais e socioeducadores. O objetivo é regionalizar o atendimento socioeducativo dentro dos territórios de identidade, priorizando a proximidade familiar, comunitária e cultural dos adolescentes educandos.

Ações de combate à seca beneficiam população do semiárido

Em 2012, no período da seca, a Sedes, via Coordenação Estadual de Defesa Civil (Cordec), promoveu uma série de medidas para minimizar os efeitos da estiagem em 259 municípios do semiárido baiano em situação de emergência, que atingiu três milhões de habitantes, conforme dados da Avaliação de Danos (Avadan).

Com recursos federais e estaduais, as ações de defesa civil se concentraram na distribuição de alimentos, nos carros-pipa, no abastecimento de água, na limpeza de aguadas e na instalação de cisternas de vinil. Foram distribuídos 130 mil vales-cesta, duas mil toneladas de feijão, mil toneladas de arroz, além de 11 toneladas de frango. Na zona rural de Jacobina, Vitória da Conquista, Maracás e Planaltina, 82 famílias foram beneficiadas com cisternas de vinil. Mais de R$ 6 milhões foram investidos na limpeza de 935 aguadas no estado, beneficiando mais de 350 mil pessoas.

Caravana do Peti vai ao Território de Identidade Itaparica

Com o objetivo de mobilizar a Bahia para o enfrentamento do trabalho infantil, a Sedes, através da Superintendência de Assistência Social (SAS), em parceria com vários órgãos governamentais, realizou a IV Caravana Estadual pela Erradicação do Trabalho Infantil, entre os dias 21 e 29 de maio. A ação foi promovida nas cidades de Rodelas, Abaré, Chorrochó, Macureré, Glória e Paulo Afonso, que compõem o Território de Identidade Itaparica.

Presente em 265 municípios, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) vem promovendo um esforço coletivo de ampliar a discussão do tema e a inserção de crianças em situação de trabalho no programa em todos os municípios baianos. Como resultado das caravanas anteriores, foram identificados 16 mil crianças e adolescentes nos territórios de identidade Semiárido Nordeste II, Bacia do Rio Corrente e Bacia do Paramirim, posteriormente inseridos no Peti.

Centros 24 horas e casas de passagem para moradores de rua

Mais de duas mil pessoas em situação de rua dos municípios de Salvador e RMS, Feira de Santana e Vitória da Conquista serão beneficiadas com a construção de dois centros 24 horas, casas de passagem, uma república e serviços de abordagem social, de formação e assessoria técnica.

De acordo com convênio assinado pela Sedes com cinco entidades baianas, em dezembro, as ações foram focadas na prestação das iniciativas do programa Bahia Acolhe, visando à contratação de serviços socioassistenciais, constituindo uma rede mínima de atendimento à população em situação de rua. Para o coordenador do programa, Adauto Oliveira, outras cidades também serão focadas no atendimento aos moradores de rua, a exemplo de Ilhéus, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.