Atualizar as informações sobre as atividades e o calendário do Curso de Pós-Graduação em Segurança Pública (Master Internacional) organizado em convênio pelas universidades do Estado da Bahia (Uneb) e de Pádua, na Itália. Esse foi o objetivo do encontro realizado na última segunda-feira (7) entre o professor italiano Vincenzo Durante e o secretário de Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia, Fernando Schmidt, na sede da Serinter, no Centro Administrativo da Bahia.

O encontro, ocorrido no âmbito da Agenda Bahia, contou ainda com a participação de membros da Câmara Setorial de Articulação dos Poderes, do Programa Pacto pela Vida. O curso garante aos participantes uma formação de excelência, tendo como diferencial o recorte transversal do tema segurança pública com os temas territorialidade e defesa social, possibilitando ainda a inserção dos alunos nas redes internacionais de discussão e pesquisa.

O Master Internacional está direcionado aos profissionais da área da segurança pública, que têm instituições representadas no Comitê Interinstitucional de Segurança Pública (CISP), dentre os quais membros do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e funcionários das secretarias estaduais da Segurança Pública (Polícias Civil e Militar) e de Administração Penitenciária (Seap).

Durante o encontro, o secretário Schmidt, um dos articuladores do curso, ressaltou a importância de se fomentar esses tipos de ferramentas acadêmicas, que tratando o tema segurança pública aliado ao desenvolvimento econômico social inclusivo, sejam capazes de produzir subsídios científicos para a formulação de políticas públicas eficazes.

Participaram também da reunião com o professor Vincenzo, coordenador do curso pela Universidade de Pádua, a chefe de gabinete da Serinter, Suzana Sá, os professores da Uneb Adrianna Freire, Gianni Boscolo e Moacyr Pitta Lima, o juiz do Tribunal de Justiça, Ricardo Schmitt, o promotor de Justiça Geder Gomes, e as defensoras públicas Célia Padilha (geral) e Cynara Fernandes.