Aulas de inglês, duas vezes por semana, e atividades extras às sextas-feiras. Assim tem sido a rotina de 500 estudantes de escolas estaduais de Salvador desde o dia 7 deste mês, quando começou o Curso de Extensão em Língua Inglesa para alunos da rede pública, oferecido pela Secretaria da Educação (SEC), em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba). As aulas acontecem no Centro Juvenil de Ciência e Cultura, que funciona no Colégio Central, em Salvador. Até o final deste ano, serão oferecidas mais mil vagas para o curso.

A metodologia utilizada é a The Communicative Approach (Abordagem Comunicativa), que prioriza o ato comunicativo em vez da frase. “O nosso objetivo é preparar o aluno para o turismo receptivo, com noções do idioma para atuação em eventos como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Para isso, estamos seguindo um método de inglês da Oxford, com ênfase na oralidade, utilizando material voltado para a realidade brasileira”, disse o coordenador do projeto pela Ufba, Newton Seixas.

A carga do curso é de 136 horas/aula, com duração de um ano. Juliete Lima é estudante do 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes e nunca tinha feito curso de língua estrangeira. “Tenho muita vontade de aprender inglês, sem falar que o curso é gratuito. É uma oportunidade única”. Já Igor Michel, que o cursa o 2º ano do ensino médio no Colégio Estadual Cosme de Farias, tinha noção do idioma, mas pretende avançar nos conhecimentos sobre a língua. “Espero sair daqui pronto para ampliar meu vocabulário. Já aprendi até algumas palavras novas”.

Além das aulas regulares, o projeto conta com aulas extras e acompanhamento permanente do aluno. “Em qualquer curso de extensão livre, você tem os ‘make up classes’. O professor vai observando, ao longo do curso, quem está faltando, quem não tem o rendimento adequado, além dos casos especiais: alunos com dificuldade de leitura e dislexia”, explicou Seixas.

Parceria

A participação e o interesse dos pais dos estudantes têm se mostrado relevantes para o bom andamento do curso. “O sucesso também está relacionado aos pais. Eles estão sempre presentes. Estamos criando, inclusive, um espaço para os pais nos dias de aulas de reforço”, destacou o coordenador.

Outra boa parceria é com a equipe de professores do curso de extensão em língua inglesa da própria Ufba, além de psicólogos e psicopedagogos. O projeto está contribuindo para a práxis de estudantes de graduação e pós-graduação da universidade que acompanham as aulas, como monitores. Os graduandos são tutorados por mestre e doutores do Departamento de Letras Germânicas da Ufba e seus convidados em sociolinguística intercultural.

Ao final, o projeto Curso de Extensão em Língua Inglesa para estudantes da rede pública vai ser transformado em projeto de pesquisa dos graduandos, fortalecendo o intercâmbio de conhecimentos entre a educação básica e a superior.

Centro juvenil

O Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) é uma iniciativa de educação complementar da SEC que visa ampliar o acesso da juventude baiana às temáticas contemporâneas. Para tanto, oferece aos estudantes do ensino médio uma diversidade de atividades culturais e de acesso ao conhecimento científico, em especial cursos e oficinas.

O curso de extensão em inglês é o primeiro oferecido pelo CJCC, com sede no Colégio Central da Bahia. No primeiro período, foram contemplados 500 estudantes das 1ª e 2ª série do ensino médio. A previsão é que o centro disponibilize vagas em cursos de game, universo e seus mistérios (relacionado à astronomia), set musical, design e ilustração, entre outros.