Quem ainda não participou de uma das aulas do Projeto Sudesb no Verão de Salvador tem até quarta-feira (6) para curtir a atividade, que vem agitando, há quase dois meses, a praia do Jardim de Alah. Em sua terceira edição, o evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), e já teve mais de 10 mil participantes.

As aulas são realizadas três vezes na semana (segundas, quartas e sextas-feiras). Durante as atividades, profissionais de educação física da Sudesb convidam a população a dançar, fazer ginástica localizada e praticar exercícios aeróbicos. Corrigir posturas, ensinar a maneira correta de fazer alongamento, bem como dar dicas de como se exercitar melhor são algumas das instruções dadas nas aulas em quatro horários: 6h30 às 7h20, 7h30 às 8h30, 17h30 às 18h20 e 18h30 às 19h30.

Para participar, basta ir até o local. Como não há restrição de idade, é possível encontrar crianças, adultos e idosos interagindo em cada uma das atividades. Durante as aulas, os professores orientam os participantes a respeitarem seus limites. “A ideia é trabalhar a coordenação motora dessas pessoas, fazer com que elas exercitem os membros superiores e inferiores. Aquelas que possuem limitações são orientadas a não praticar determinadas atividades para que não tenham problemas”, explica o professor de educação física, Edson Raimundo.

Benefícios

É indiscutível a necessidade de praticar atividades físicas. Edson Raimundo afirma que, além dos benefícios físicos, os treinos ainda colaboram para melhorar a qualidade de vida das pessoas. “O corpo humano foi feito para estar em movimento. Quando praticamos exercícios, melhoramos nossa resistência, a nossa autoestima e ainda nos socializamos”, comenta.

A professora aposentada Jandira Beringer aos 69 anos se intitula compulsiva por exercícios. Há 30 anos à frente do grupo de dança Mulekas de Ouro, ela é uma das que frequentam o projeto e, embora dance todos os dias, faz questão de ir à praia para participar da ação. “Venho sempre aqui e aproveito para tomar parte de tudo, até ajudando na coreografia montada pelos professores”, conta.

E ela não está só. Desde que está em vigor, o projeto tem uma média de 300 alunos por dia. Apenas na primeira aula da quarta-feira passada (30), 84 pessoas seguiam os movimentos do instrutor. Na aula subsequente, outras dezenas seguiram os passos do professor que, sob o embalo de músicas de axé, demonstrava as coreografias.

Cerca de 60 profissionais estão envolvidos na ação, entre coordenadores, professores e estagiários. Em dezembro, foram realizadas 13 aulas, em janeiro, 26, e em fevereiro (até o próximo dia 6), serão cinco.

Para a aposentada Stela Mares, de 58 anos, essa foi a oportunidade de dar uma guinada. Moradora da Chapada Diamantina, ela está em Salvador para tratamento de saúde e participa das aulas desde que soube do Sudesb no Verão de Salvador. “Isso aqui é uma maravilha, principalmente para a gente que está chegando à terceira idade. Aqui, simplesmente você esquece de tudo e só pensa em viver. Já fiz várias amizades boas vindo para as aulas e ainda faço questão de trazer meus netos para participarem das atividades comigo”, completa Stela.

O Sudesb no Verão de Salvador conta ainda com o apoio da Polícia Militar e do Conselho Regional de Educação Física (CREF). Mais informações sobre esse e outros projetos esportivos com a Coordenação de Esporte da Sudesb, através do número (71) 3103-0900.