O cantor e compositor Carlinhos Brown é parceiro da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia (SJCDH) na campanha contra o tráfico de pessoas. No próximo dia 17, na Enxaguada do Bonfim, ele vestirá a camisa da campanha e dará informações importantes de como se proteger para evitar o tráfico e a escravização.

O tráfico de pessoas é a terceira modalidade mais lucrativa desse tipo de crime, que é precedido apenas pelos tráficos de drogas e de armas. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), essa atividade criminosa movimenta mais de R$ 650 milhões e vitima 2,5 milhões de pessoas por ano.

A SJCDH já vem atuando na monitoração de casos e resgate de pessoas. Um posto do Núcleo de Direitos Humanos (NUDH) funciona no Pelourinho e, nos próximos meses, mais um posto vai ser instalado no Aeroporto Internacional de Salvador.

Para o secretário Almiro Sena, mulheres, crianças e adolescentes são as maiores vítimas. “Um convite de viagem ao exterior deve ser bem analisado antes de ser aceito, pois ele pode esconder a possibilidade de escravização”, alertou Sena, ressaltando que o Brasil é o maior fornecedor da matéria traficada.