Um conjunto de estratégias para enfrentar a problemática dos incêndios florestais, que atingem várias regiões do estado e ameaçam, especialmente, a Chapada Diamantina e o oeste baiano. Esta é a essência do Álbum Seriado de Educação Ambiental Bahia sem Fogo, criado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) e distribuído pela Secretaria da Educação do Estado para todas as escolas da rede estadual neste mês.

O material é resultado de uma necessidade constatada pelo Comitê Estadual de Combate a Incêndios Florestais, formado por representantes de nove secretarias estaduais, além de instituições municipais e federais. “A distribuição do álbum, seguida da realização de atividades educativas voltadas para conservação ambiental, promovem a sensibilização dos estudantes perante os incêndios”, justifica o coordenador de Educação Ambiental e Saúde da Secretaria da Educação, Fabio Barbosa.

O Álbum Bahia sem Fogo apresenta ilustrações e textos com diversos esclarecimentos sobre as queimadas como as causas, consequências, atitudes, providências e alternativas ao manejo do solo. “As ações de meio ambiente ganham reforço por meio da educação. Este material servirá como apoio para que os professores trabalhem a temática nas escolas”, explica a diretora de Educação Ambiental da Sema, Zanna Matos.

O coordenador da Secretaria da Educação enfatiza que “os incêndios florestais podem ter diversas causas, mas as únicas que podem ser evitadas são as oriundas da ação do homem. É uma questão extremamente atual, que os estudantes acompanham pelos noticiários e que, agora, têm a oportunidade de analisar na escola”.

O conteúdo do álbum está baseado nos princípios da Política Estadual de Educação Ambiental, a Lei nº12.056/2011, e em consonância com as diretrizes do Programa de Educação Ambiental do Sistema Educacional (Proease).

Orientação aos professores

Além do álbum, cada escola está recebendo um manual com orientações pedagógicas direcionadas ao professor. Os técnicos pedagógicos das Diretorias Regionais de Educação (Direc) do estado também participaram de oficinas de formação para orientar o uso do álbum pelos docentes nas salas de aula.

Para a técnica pedagógica da Diretoria Regional de Educação de Seabra, Moema Munduruca, que participou da formação dos educadores, a ação preventiva é de grande importância para evitar incêndios que acontecem em regiões como a Chapada Diamantina. Segundo ela, “a Chapada sempre está em chamas e é muito importante que todos nós, educadores, estudantes e gestores, tenhamos a preocupação de sensibilizar a nossa comunidade para que não aconteçam tantos incêndios”.