Para intensificar as atividades de combate ao incêndio que atinge a região do Parque Nacional da Chapada Diamantina, desde a última segunda-feira (7), o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, esteve no município de Lençóis nesta sexta-feira (11). No local, Spengler sobrevoou a região para avaliar a extensão da área afetada, e se reuniu com representantes do Ministério Público Estadual, do Grupamento de Bombeiros, brigadistas, Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além de moradores da região, e representantes das prefeituras de Lençóis e Palmeiras.

Spengler ressaltou a necessidade da intensificação da parceria entre o Governo do Estado e as prefeituras, para que possam trabalhar de maneira conjunta nesse momento de crise. Além disso, o secretário falou sobre o investimento em equipamentos e material de proteção para o combate. Outro ponto abordado foi sobre o planejamento de 2013, que prevê intensificar e antecipar as ações de combate às queimadas no estado.

A estratégia do governo para minimizar os incêndios florestais inclui a criação de dois subcomitês – um na Chapada e outro na região Oeste do estado. “Estes subcomitês estão vinculados e em contato direto com o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. Terá importância estratégica na implantação de ações preventivas e de combate às queimadas”, esclareceu Spengler. A previsão é que esses espaços sejam lançados em março deste ano.

Combatentes recebem equipamentos

Durante a reunião foram entregues os 50 kits de equipamentos de proteção individual (EPI´s) para brigadas da região. Ainda para auxiliar na situação de emergência, o Governo do Estado, disponibilizou dois helicópteros e duas aeronaves air tractor, dois carros com tração 4×4 e um aporte de R$ 20 mil para compra de água e alimentação para os brigadistas. Além disso, a região conta também com o reforço de 31 bombeiros vindos de Salvador e Feira de Santana para apoiar a equipe que já se encontra em atividade no local.

Thairon Ribeiro, brigadista do Capão, disse que é extremamente importante a chegada desses novos equipamentos de proteção individual. “Muitos dos EPIs que possuímos já se acabaram, por causa do desgaste diário no combate ao incêndio. O kit será muito útil no trabalho, tanto para nossa proteção como para uma melhor atuação no combate aos incêndios florestais”.

Trabalho reúne diversos órgãos

Presente no encontro, o promotor regional do Ministério Público Estadual, Augusto César Carvalho, destacou que o trabalho em conjunto que vem sendo realizado entre os Governos do Bahia, Federal, brigadistas e a comunidade precisa ser cada vez mais fortalecido para que o combate aos incêndios florestais na região seja feito de maneira efetiva.

A equipe de técnicos do Inema permanece em tempo integral na região focada em desenvolver atividades de prevenção, monitoramento e combate aos incêndios florestais. A medida integra o Programa Bahia sem Fogo de combate aos incêndios florestais, que é coordenado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).

Formação de brigadistas

Por meio do Bahia sem Fogo, foram realizados 13 cursos para formação de 307 brigadistas tanto na região Oeste quanto na Chapada, além do constante monitoramento dos focos de calor nas regiões, fiscalização preventiva e ações de educação ambiental para sensibilização das comunidades.

Desde março do ano passado, já foram realizadas sete etapas do Bahia sem Fogo para prevenção e combate às queimadas na região. No caso do programa de desmatamento, foram efetuadas quatro etapas da operação de Reposição Florestal, sendo enviadas 22 equipes, além de quatro outras operações, com 24 equipes, para fiscalizar e coibir a supressão no bioma cerrado.