Técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) participam, neste sábado (26), da oficina de escuta da comunidade do bairro do Rio Sena, Subúrbio Ferroviário de Salvador. A atividade faz parte do Programa Pacto pela Vida, da qual a Sema é integrante da Câmara de Prevenção Social, junto com mais 15 secretarias estaduais e consiste na articulação entre governo e sociedade para implementação de ações que possibilitem a melhoria da vida no bairro.

Serão formados grupos de trabalho com representantes da comunidade e dos órgãos governamentais para discutirem temas como geração de renda, educação, meio ambiente, cultura, formação profissional, entre outros. “O trabalho que vamos realizar será construído em parceria com a comunidade e as secretarias do estado. Uma oportunidade dos moradores apresentarem suas necessidades e, a partir daí, vamos pensar juntos em estratégias com o intuito de construção de um plano de ação que promova melhorias para o local”, explica Silvani Honorato, coordenadora de Gestão Pedagógica da Sema.

A Sema participa com atividades de Educação Ambiental e apoio ao mapeamento de experiências ambientais no bairro. O trabalho é desenvolvido pelos moradores, que além de levantar as iniciativas já existentes, serão responsáveis pela elaboração e execução de projetos na comunidade. Os técnicos da Sema desenvolvem atividades do Pacto pela Vida no Calabar e já iniciaram também o trabalho nas comunidades no Nordeste de Amaralina, Bairro da Paz e Fazenda Coutos.