Foi inaugurada nesta terça-feira (15), em Jequié, uma unidade de pronto- atendimento com prioridade para pessoas com suspeita de dengue. O município enfrenta uma epidemia da doença desde o início deste ano. O secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, visitou as instalações da unidade, que tem capacidade para atender a 200 pessoas por dia. O equipamento conta com consultório médico, áreas de observação dos pacientes e classificação de riscos, 16 leitos e 20 cadeiras para hidratação.

De acordo com o superintendente de assistência farmacêutica, ciência e tecnologia da Secretaria da Saúde (Sesab), Alfredo Boa Sorte, no local serão feitas as primeiras avaliações, como forma de agilizar o atendimento das pessoas que se deslocam para os hospitais. “Estamos trabalhando em parceria com o município. Já equipamos e instalamos a unidade para garantir melhor atendimento às pessoas, que serão avaliadas, diagnosticadas e medicadas, e, em casos mais graves, transferidas para hospitais de maior porte”.

A unidade de pronto-atendimento modificou a rotina de Antônia Oliveira Peres. Diagnosticada com dengue há quatro dias, ela foi encaminhada à unidade para fazer hidratação. “Antes, tínhamos de ir até o hospital, que muitas vezes é cheio, por conta de outros casos mais urgentes, como acidentes. A partir de hoje, devo me hidratar aqui, que é específico para o tratamento e mais vazio”.

Segundo Solla, a situação da dengue em Jequié preocupa. “Hoje, estamos reabrindo essa unidade de pronto-atendimento, com serviço prioritário a casos de dengue. Estamos intensificando o trabalho dos agentes de endemias e incentivando a mobilização social, com divulgação de alerta por meio do rádio e de carros de som”. Na oportunidade, o secretário visitou as instalações do Hospital Geral Prado Valadares e acompanhou o atendimento médico de emergência realizado pela instituição.

Combate ao mosquito

Nas duas primeiras semanas deste ano, foram notificados cerca de 300 casos de dengue em Jequié, o que deixou a vigilância epidemiológica em estado de alerta. Na ocasião, foi realizada uma reunião entre a Sesab, diretorias epidemiológicas estaduais e municipais e prefeitura. A superintendente de vigilância e proteção à saúde da secretaria, Alcina Andrade, foram definidas estratégias de contenção da epidemia e de combate ao vetor, estabelecendo um fluxo de assistência aos pacientes com sintomas.

Nesta quinta-feira (17), técnicos da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Sesab promovem um treinamento para os profissionais da área de saúde de Jequié sobre o manejo clínico da dengue.

Publicada às 11h25
Atualizada às 15h05