A unidade móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) permanece no Salvador Shopping e aguarda a doação voluntária de sangue da população no local até a próxima sexta-feira (1º), das 8h às 17h. Com a proximidade das festas carnavalescas, quando a tendência é haver uma queda no número de doações de sangue, a expectativa é receber diariamente cerca de 80 candidatos à doação para manter os estoques de bolsas de sangue, que atende toda a rede SUS do Estado.

Para doar, basta estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, ter entre 16 e 67 anos (menores de idade só podem doar com autorização formal e presença do responsável). As recomendações médicas são estar bem alimentado, ter dormido o mínimo de seis horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação e fumado nas últimas duas horas, além de evitar alimentos gordurosos.

Não podem doar sangue quem estiver gripado ou com febre, mulheres grávidas, em amamentação ou no período de três meses após o parto, quem teve hepatite após os 11 anos de idade ou, ainda, quem utiliza drogas injetáveis. No momento da doação é obrigatório apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.