Maior unidade hospitalar do estado para assistência à urgência, emergência e trauma, o Hospital Geral do Estado (HGE) passou a contar com dois novos geradores de energia, adquiridos para substituir os equipamentos antigos, instalados desde a inauguração da unidade há 23 anos. Para a aquisição dos novos equipamentos – que já estão em fase de instalação e devem estar em pleno funcionamento até o início de fevereiro -, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) investiu cerca de R$ 757 mil.

Os geradores, que têm capacidade de 500 KWA, estão ligados ao circuito de emergência para a utilização em casos que a alimentação fornecida pela concessionária seja interrompida. Os equipamentos permitem suprir a falta de energia elétrica em áreas essenciais do hospital como emergência, UTIs e centros cirúrgicos, livrando o HGE do risco de paralisação das suas atividades.

Referência

Caracterizado como unidade de alta complexidade, especializado em urgência e emergência em trauma, o HGE foi inaugurado para substituir o Hospital Getúlio Vargas (HGV), antigo Pronto Socorro. O médico André Luciano Andrade, diretor do HGE, afirma que o hospital, ao longo dos anos, vem agregando avanços tecnológicos, ampliando e renovando suas instalações, aumentando o quadro técnico e operacional, estabelecendo parcerias e, sobretudo, mantendo o compromisso de prestar assistência pública de qualidade.

O HGE dispõe de 298 leitos, distribuídos em enfermarias e UTI. Merecem destaque na estrutura do hospital, o Centro de Tratamento de Queimados (CQT), referência para todo o estado na assistência a queimados, e o Serviço de Traumatismo Raqui-Medular (TRM), que funciona com equipe multidisciplinar, com neurocirurgião, ortopedistas e enfermeiros especializados em coluna, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, angiologistas, clínicos e urologistas.