A Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP) promoveu, na tarde desta quarta-feira (23), a apresentação pública do projeto para implantação do Centro Integrado de Gestão e Emergências (Cige). A solenidade aconteceu no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), localizada na Avenida Paralela, em Salvador.

O Cige será órgão moderno, planejado para atender às necessidades de segurança pública e defesa civil durante os grandes eventos, como Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014.

A unidade funcionará 24 horas por dia, com um trabalho que envolverá pelo menos 200 pessoas diariamente e contará com a participação das polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e Departamento de Polícia Técnica.

Além do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, o evento para apresentação do projeto contou com a presença do comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Alfredo Castro, e do delegado-geral da Polícia Civil, Hélio Jorge da Paixão.

Processo licitatório

De acordo com o secretário, serão investidos R$ 130 milhões no empreendimento, que deve contar com parceria também do governo federal. Até o dia 29 deste mês as empresas interessadas poderão promover sugestões no projeto. Em fevereiro acontecerá o processo licitatório que definirá a contratação de empresa para a execução do centro, que tem previsão de funcionamento para a Copa das Confederações.

“A ideia é publicar os requisitos que a Secretaria da Segurança Pública entende por essenciais e ouvir os fornecedores para que eles tragam sugestões que venham aprimorar este termo de referência. Quatorze empresas já mostraram interesse no projeto”, disse o superintendente de Gestão e Tecnologia Organizacional da SSP, Expedito Teixeira de Carvalho Filho.

Emergências e crises

Segundo Expedito, o Cige concentrará informações sobre o trânsito da cidade, promoverá videomonitoramento, facilitará a comunicação com outros órgãos e entidades e otimizará as ações das polícias. Ele ressalta ainda que o centro será voltado para emergências, atendimento de crises, como desastres, acidentes, rebeliões em penitenciárias, assalto a bancos e todos os eventos que exijam atenção diferenciada.

De acordo com o secretário Maurício Barbosa, inicialmente o equipamento será implantado no Parque Tecnológico, até a Copa das Confederações, e depois será instalado definitivamente em um terreno no Centro Administrativo. “Quase todos os estádios que vão recepcionar jogos da Copa do Mundo têm como um dos projetos prioritários para área de segurança, a construção dos chamados centros de comando e controle”.

Barbosa explica também que, inicialmente, o centro será voltado aos grandes eventos esportivos [copas das Confederações e do Mundo], “mas ficará como um legado para a cidade”. Ainda segundo o secretário, no local trabalharão agentes que vão receber as chamadas do telefone 190, e operadores de câmeras de videomonitoramento da cidade. Ele informou por último que até a Copa do Mundo 2014 a cidade terá 600 câmeras de monitoramento instaladas.