A unidade móvel [Hemóvel] da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) permanecerá até o próximo dia 18 no pátio do prédio da Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP), na Piedade, centro de Salvador, onde atenderá voluntários interessados em fazer doação de sangue.

A expectativa é que diariamente 80 candidatos à doação voluntária compareçam ao Hemóvel, que atenderá, durante o período, no horário das 8 às 17h. A iniciativa da Fundação Hemoba visa à coleta de sangue para atender à demanda das unidades hospitalares da rede SUS no Estado.

Boas condições

Para fazer a doação, é preciso que o doador esteja em boas condições de saúde, com peso acima de 50 quilos e ter idade entre 16 e 67 anos, sendo que os menores precisam de autorização formal e a presença do responsável.

Além disso, os médicos recomendam que todos devem estar bem alimentados, evitando comidas gordurosas, terem dormido o mínimo de seis horas na noite anterior, não terem ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação e não terem fumado nas últimas duas horas.

Quem estiver gripado ou com febre, mulheres grávidas, em amamentação ou no período de três meses após o parto, quem teve hepatite após os 11 anos de idade ou, ainda, quem utiliza drogas injetáveis, não podem doar. No momento da doação, é obrigatório apresentar documento de identidade original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Onde doar

Em Salvador, além do Hemóvel, a Hemoba atende aos doadores em outras unidades da fundação, a exemplo do ‘Hemocentro Coordenador’, localizado na ladeira do Hospital Geral do Estado, de segunda a sexta-feira, das 7h,30 às 18h,30, e aos sábados, das 7h30 às 12h30.

As doações também podem ser feitas na unidade de coleta instalada no Hospital do Subúrbio, às segundas, quartas e quinta-s feiras, das 7 às 11h40 e das 13 às 17h30, e na unidade de coleta do Hospital Santo Antonio, das Obras Sociais Irmã Dulce, no Largo de Roma, de segunda a sexta-feira, das 7 às 11h30 e das 13 às 16h.