Realizada há mais de 150 anos, a Festa da Purificação reúne, todos os anos, baianos e turistas em uma linda homenagem à padroeira de Santo Amaro, Nossa Senhora da Purificação. Com uma intensa programação musical e diversas manifestações culturais, um dos momentos marcantes dos festejos é o dia da lavagem da igreja matriz da cidade. A festa acontece neste domingo (27).

A lavagem começa às 10h, na Praça Joviniano Barreto, local de onde parte o cortejo formado por 200 baianas, em trajes típicos, charangas e o público. Após percorrerem as ruas da cidade, as baianas lavam com água de cheiro o adro da Igreja de Nossa Senhora da Purificação.

Além da programação religiosa (missas, novena, bênção do Santíssimo e procissão) a festa terá desfile de trios elétricos, à tarde, e shows em dois palcos, à noite. A folia acontece na Rua Ferreira Bandeira, onde estão programados trios, com as bandas Harmonia do Samba, Revelação, Psirico, A Tribo, Sela 4, Cheiro Perfumado, Dissidência, Relry e Clube do Play. Os desfiles acontecem de sexta-feira (25) a segunda-feira (28), entre 12h30 e 20h.

Sagrado

Durante os nove dias de festa religiosa, a Igreja de Nossa Senhora da Purificação realizará diversas cerimônias para homenagear a padroeira do município. A novena será realizada até a sexta-feira (1° de fevereiro), às 20h. No sábado (2), o arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, celebra a missa solene, às 10h. A procissão com o andor da santa, pelas principais ruas da cidade, acontece a partir das 17h.

Profano

De sexta-feira (25 de janeiro) a sábado (2 de fevereiro) passarão pelos palcos e trios elétricos atrações como Caetano Veloso, Flávio Venturini, Chico César, Gerônimo, Zezé di Camargo, Harmonia do Samba, Targino Gondim e muito outros. A festa homenageará os centenários de Luiz Gonzaga e Vinicius de Moraes, dando seus nomes aos palcos principais. O palco do Rei do Baião ficará em frente à igreja matriz, enquanto o palco do poetinha será montado atrás da sede da Prefeitura.