Uma nova reunião para reapresentação do anteprojeto da Arena Castro Alves à comunidade do Centro Antigo será marcada por técnicos da Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e Bahiatursa, por orientação do secretário Domingos Leonelli. Ele tem certeza de que quando tomarem conhecimento do projeto real da arena, que não interfere na área da Praça Castro Alves propriamente dita, poucos serão os que ficarão contra a implantação do equipamento.

O anteprojeto já foi apresentado à comunidade durante uma das cinco audiências públicas para apresentação da proposta de requalificação das ruas adjacentes à Rua Chile, das quais a Setur está responsável pela elaboração do projeto.

Prevista para ser implantada na encosta que liga as cidades Baixa e Alta, entre a Rua do Sodré e as ladeiras da Conceição e da Preguiça, a arena deverá ser localizada a 50 metros da Praça Castro Alves. Atualmente, o local encontra-se degradado, com a invasão da área para a construção de barracos e servindo de ponto de consumo de drogas.

A Arena Castro Alves será um espaço multiuso, que poderá sediar não apenas shows de música, mas também espetáculos teatrais e de outras linguagens artísticas, além de manifestações culturais. O projeto prevê ainda a implantação de áreas para oficinas de teatro, cenografia e sonoplastia, dentre outras.

“Se a petição pública contra a implantação da arena representar a vontade da maioria, não teremos dificuldade de retirar o projeto e aproveitar o recurso em outro lugar. Entretanto, antes de protestar contra o projeto, talvez fosse bom conhecê-lo melhor. Longe de contribuir para a confusão, bagunça e sujeira, como dizem os que estão protestando, a arena funcionará como ponto de contemplação de espetáculos de música e teatro, de mostras de artes plásticas, de forma limpa, organizada e não poluente”, explica Leonelli.

Quanto a outras queixas, o secretário explicou que “trata-se da recuperação de uma área degradada e de uma instalação que, longe de congestionar, vai aliviar a Praça Castro Alves durante os eventos que ali serão realizados. E quanto à perturbação das salas de cinema, é simplesmente impossível isso acontecer, dado que todo som será propagado em direção à Baía de Todos-os-Santos”.

A implantação da Arena vai apoiar, inclusive, uma das principais diretrizes do plano de reabilitação do Centro Antigo de Salvador, que propõe a implantação de unidades habitacionais na região. A criação do espaço cultural vai ajudar a dinamizar a vida na cidade, aumentando a oferta de atrações culturais.