Mais de 60 mil armas foram recolhidas pela Campanha Nacional do Desarmamento, nos dois últimos anos. Em 2013, o movimento continua e, para entender a relevância do projeto para a sociedade, o TVE Debate, que vai ao ar neste domingo (3), às 20h30, convidou para discutir o assunto o delegado federal Ulysses Mario Tourinho de Sá Jr, chefe da Delegacia de Controle de Armas e Produtos Químicos (Deleaq) em Salvador, o coordenador da ONG Movimento Pela Paz, Clóvis Nunes, e o promotor de Justiça do Ministério Público da Bahia, David Gallo.

Entre os pontos levantados estão o decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff para descontos em ingressos em jogos de futebol, estatísticas de crimes e acidentes com armas de fogo, além do resultado dos primeiros anos de campanha pelo país. “A Bahia foi o estado que mais arrecadou armas em 2012. No Norte e Nordeste, nós superamos. Somente a cidade de Feira de Santana arrecadou mais armas do que todo o estado de Pernambuco”, lembra Clóvis Nunes, que é coordenador regional pelo Desarmamento na Bahia. “A campanha ainda está pálida, ainda pode ficar muito mais robusta e ganhar força”, completa.

O Tve Debate, apresentado por Vanderson Nascimento, vai ao ar todo domingo, às 20h30, durante o Horário de Verão. A programação da TVE Bahia pode ser acompanhada também on-line através do portal do Irdeb.