Considerada a maior festa popular do planeta, o Carnaval da Bahia contará com a campanha “Respeito à mulher: Entre nesse bloco”, desenvolvida pela Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM). A intenção é incentivar os foliões à cultura de paz na folia, alertando para a necessidade do cuidado com relação às abordagens ao público feminino que curte a festa e prevenindo a prática de violência sexista.

Um dos parceiros da campanha é o bloco Os Mascarados, que levará a mensagem já nesta quinta-feira (7), primeiro dia de festa, no circuito Dodô (Barra/Ondina). O bloco terá como atrações Maria Gadú e Magary Lord. O cantor promete dar o recado ao som do seu ritmo característico, o “Black Semba”. Esse é o 14º ano de desfile dos Mascarados, que enche a avenida com seu colorido especial.

O afoxé Filhos de Gandhy, que sairá às ruas com cerca de 10 mil associados, também estará mobilizado, divulgando a campanha a partir do primeiro dia de desfile, que acontece no próximo domingo (10). Formado exclusivamente por homens, o bloco receberá a secretária de Políticas para as Mulheres, Lúcia Barbosa, para falar da importância da união do público masculino pelo fim da violência contra a mulher.

O trabalho de sensibilização estará nas ruas todos os dias da festa, com distribuição de material educativo, que divulgará os mecanismos de denúncia e orientação para as mulheres, a exemplo da Central de Atendimento (Ligue 180), dos postos do Observatório da Violência, que atuará nos casos de violência contra a mulher, homofobia e racismo. A campanha “Respeito à mulher: Entre nesse bloco”, também conta com iniciativas nas redes sociais, outdoors, jingle nas emissoras de rádio e trios, vídeo com depoimentos de artistas, entre outras.

SERVIÇO:

O QUÊ: Lançamento do Observatório da Discriminação Racial, da Violência contra a Mulher e LGBT.
QUANDO: Quinta-feira (7), a partir das 18h.
ONDE: Posto Central – Ladeira de São Bento, Centro.

——————————————————————————————————

O QUÊ: Ação pelo fim da violência com bloco Os Mascarados.
QUANDO: Quinta-feira (7), a partir das 22h30.
ONDE: Circuito Dodô (Barra/Ondina).

—————————————————————————————

O QUÊ: Ação pelo fim da violência com banda Didá.
QUANDO: Sábado (9), às 21h.
ONDE: Circuito Osmar (Campo Grande) – Concentração na Rua Araújo Pinho.

—————————————————————————————

O QUÊ: Ação pelo fim da violência com bloco Filhos de Gandhy.
QUANDO: Domingo (10), às 13h.
ONDE: Largo do Pelourinho (próx. sede dos Filhos de Gandhy e Casa Jorge Amado) – concentração e saída do desfile no circuito Batatinha (Pelourinho).

—————————————————————————————

O QUÊ: Ação pelo fim da violência na Mudança do Garcia.
QUANDO: Segunda (11), às 10h.
ONDE: Final de Linha do Garcia (concentração próx. Restaurante Recanto da Zuzu).