Os seis dias de Carnaval de Salvador terão cerca de 100 horas de transmissão ao vivo pela TVE Bahia e o portal do Carnaval, que, juntamente com a 107.5 Rádio Educadora FM vão reunir mais de 200 profissionais, entre produtores, repórteres, cinegrafistas, técnicos de áudio e vídeo, designers, diretores, atores, fotógrafos, redadores e apresentadores.

A TVE começa a transmitir a festa às 21h desta quinta-feira (7) e terá quatro pontos fixos – Campo Grande, Praça Castro Alves, Barra e Pelourinho, onde haverá, pela primeira vez, transmissão das três praças fechadas, além do Largo do Pelourinho.

Quinta e sexta-feira (7 e 8), a transmissão começa às 21h e vai até a meia-noite. Sábado (9), de 21h até o final do desfile do bloco afro Ilê Aiyê. Domingo (10), a transmissão começa às 11h, com o arrastão dos blocos afro, seguindo até 18h, no Campo Grande. Das 14h às 18h, da Castro Alves, e das 19h à meia noite, direto dos pontos fixos.

Segunda e terça-feira (11 e 12), a transmissão começa meio-dia, do Campo Grande. Às 14h, da Praça Castro Alves, e a partir de 19h até meia-noite, do Campo Grande, da Castro Alves, do Pelourinho e da Barra.

Posto móvel transmite folia nos bairros

O Carnaval nos bairros será transmitido por meio dos postos móveis. Quinta-feira, no Rio Vermelho, às 20h, a TV acompanha o desfile do bloco Paroano Sai Milhó, que completa 50 anos. Sexta, a partir de 15h, a TVE mostra o Nordeste de Amaralina, com o desfile de cordões, fanfarras, batucadas, pagodes, e de blocos como ‘As Pagodeiras’ e ‘As Direitinhas’, além dos shows da Banda QG do Pagode e Asa Reggae. Domingo, a partir das 15h, tem a saída dos Filhos de Gandhy, no Largo do Pelourinho. Segunda, às 19h, na Praça Municipal, a VI edição do Concurso Nacional de Fantasia Gay da Bahia. Na terça, às 19h, direto do Festival Palco do Rock, o final do carnaval.

Saída do Ilê Aiyê

A TVE Bahia vai transmitir, sábado (9), a partir das 20h, a saída e o desfile do bloco afro Ilê Aiyê. A cobertura contará com a unidade móvel de transmissão e um repórter cinematrográfico equipado com um mochi-link, uma unidade de transmissão móvel via rede 3G de celular.

Quadros especiais

Repórter Zoião – trará cenas inusitadas dos circuitos, feitas por um profissional com uma mini-câmera fixada à cabeça, que captará, sem pensar em enquadramento ou cenas dirigidas, imagens de foliões

Lambe-Lambe – apresentará clipes com fotografias de foliões fantasiados pelas ruas de Salvador e Maragojipe

Fotocrônica – terá como mote apenas uma fotografia por vez, que será inspiração para uma crônica poética

Cartuns de Cão – apresenta 27 caricaturas de figuras que marcam a história do Carnaval, “reinventadas” pelo talento do cartunista e animador Caó, em forma de miniclipes

Soterópolis no Carnaval – terá reportagens especiais no Pelourinho

O Rei e o Bobo – com dez esquetes, os atores Fernando Marinho (rei) e Lucio Tranchesi (bobo) traçam um paralelo entre os carnavais da Idade Média até hoje.

Curto Circuito – uma nova geração de cineastas baianos vai experimentar uma direção pouco convencional nos dias de folia, mostrando ao mundo o que é o Carnaval de Salvador para os soteropolitanos.

Clipe especial de Chico Liberato

TVE exibe o clipe de Carnaval produzido pelo artista plástico e cineasta Chico Liberato, que propôs uma animação fazendo uma espécie de linha do tempo do que foram os antigos carnavais e o que ele é hoje.

Equipe de comentaristas

Uma equipe de 12 pessoas, entre músicos, pesquisadores e ativistas culturais mostrará a sua visão dos desfiles de blocos e novidades do Carnaval. O professor Jaime Sodré, o antropólogo Antônio Godi, a pós-doutora em antropologia Goli Guerreiro, a pesquisadora e sambista Juliana Ribeiro, o cineasta Fernando Bélens, o compositor Tuzé de Abreu, os cantores e compositores Sarajane, Gerônimo e Jorge Papapá, o artista plástico Alberto Pitta, o consultor cultural Edivaldo Bolagi, o agitador cultural Clarindo Silva e o mestre Bira Reis.

Folia no portal

Entre os diferenciais deste ano, o portal do Carnaval traz ainda mais interatividade com as janelas de câmeras exclusivas, que podem ser acessadas a qualquer momento, a partir do início das transmissões. Se um desfile no Campo Grande for mais interessante para o internauta do que um bloco que esteja passando na Barra, basta escolher uma nova janela, clicar e conferir tudo em tempo real. Nas redes sociais, o público poderá interagir pelo hashtag #carnavalbahia, pelo Twitter, ou facebook.com/tvebahia.

Nas ondas do rádio

Confete, serpentina, memória e guitarra baiana. Este vai ser o clima da programação da 107.5 Rádio Educadora FM. Além de música, haverá bolentins exclusivamente dedicados à folia. Serão exibidos mini-programas sobre a guitarra baiana, com os depoimentos dos guitarristas Armandinho, Morotó Slim, Júlio Caldas, Aroldo Macedo, Julio Moreno, Fred Menendez, Luiz Caldas e Beto Barreto.