O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) vai fazer da Operação Carnaval 2013 uma campanha de cunho educativo e não punitivo. A intenção do órgão é sensibilizar o folião sobre os riscos de não misturar bebida e direção, transformando a festa em um local seguro e pacífico.

A novidade é que em 2013 a operação vai ser realizada também nos camarotes. Os funcionários do órgão estarão devidamente uniformizados com o mote da campanha “Não misture bebida e direção”, munidos de material educativo e brindes como flanelas, fitinhas, lixeiras e sacolas para entregar ao folião.

Outra novidade é o bafômetro descartável. Se o aparelho detectar que a pessoa bebeu, ela ganhará o adesivo vermelho “Cuida de Mim! Motorista sem condições de dirigir”; caso não tenha ingerido álcool, ganhará o adesivo verde “Vem Comigo! Motorista aprovado”. Para a ação, o órgão recebeu um milhão de bafômetros do Ministério das Cidades.

Aqueles que insistirem em dirigir após ter consumido bebida alcóolica vão encontrar nos carros estacionados próximos ao circuito, um panfleto colocado no vidro com a mensagem “Pare, se bebeu não dirija”. No verso do folheto terá todos os motivos que não devem levá-lo a conduzir o veículo embriagado, como pagar multa de R$ 1.915,40, ser preso, perder a CNH, dentre outros. O intuito é dar uma última chance para o condutor refletir e não colocar a sua vida, nem a de outras pessoas em risco.

Além dessa ação, o órgão vai realizar em diversos pontos de Salvador Comandos Educativos com a intenção de conscientizar o cidadão sobre a responsabilidade na condução de veículos. Os comandos vão acontecer de sexta-feira (8) até terça (12), todas as tardes (das 13h às 18h), no Vale dos Barris (saída da Lapa), Garibaldi (sinaleira do estacionamento da UFBA e nas mediações do Banco Central), Barra e Avenida Ademar de Barros, em Ondina.