Exames de lesões corporais com o laudo definitivo ficando pronto em poucos minutos é o serviço inédito realizado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), no Carnaval de Salvador deste ano. Os foliões que necessitavam do serviço, nos outros anos, eram deslocados por guarnições das polícias Militar ou Civil até a sede da instituição, localizada nos Barris.

Nos três postos que realizam o exame, das 18h de quinta-feira (primeiro dia de Carnaval) até as 7h desta segunda-feira (11), foram atendidas 143 pessoas. Dois postos funcionam no circuito Dodô, um no campus da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e outro na Avenida Adhemar de Barros. A terceira unidade está montada no circuito Osmar (Campo Grande), na Piedade.

Os postos contam com uma equipe formada por quatro peritos, sendo dois criminais, um médico-legista e um técnico, além de um atendente. “Pela primeira vez no Brasil, a polícia técnica coloca equipes na rua para prestar atendimento. Nosso objetivo é produzir laudos de maneira mais rápida”, afirmou o diretor do DPT, Élson Jeffeson Neves.

Drogas

Já os postos do DPT para exames de constatação de drogas, utilizados pela primeira vez no Carnaval de 2012, tiveram um aumento de 50% nos laudos produzidos. Até as 7h desta segunda-feira, foram contabilizados 71 procedimentos. São também três postos para realização deste serviço, trabalhando em conjunto com as unidades do Departamento de Narcóticos da Polícia Civil, instaladas nos circuitos.

Completam a estrutura do DPT no Carnaval quatro postos de identificação criminal, que atuam online com a sede da instituição. Todos os serviços prestados nos circuitos também são oferecidos no DPT, nos Barris.

dpt
Exames de constatação de drogas também são feitos nos postos (Foto: Divulgação/SSP)