A folia nos circuitos de Salvador deixou mais de 70 toneladas de material reciclável, que foram coletadas pelos 2.672 catadores de resíduos sólidos apoiados pelo projeto Ecofolia Solidária – O Trabalho Decente Preserva o Meio Ambiente. Os produtos recolhidos foram concentrados em cinco postos, instalados na Barra, Ondina, Largo Dois de Julho, Ladeira da Montanha e no Politeama.

Nesses postos, os trabalhadores receberam um kit contendo calça, camisa, botas, luvas de PVC e protetores auriculares, além de alimentação (café da manhã, almoço e janta), assessoria técnica e deslocamento do material coletado.

O projeto recebeu o apoio do Governo do Estado, que investiu um quase R$ 1 milhão, sendo R$ 600 mil por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e cerca de R$ 400 mil pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Para o coordenador da ação pelo Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia, Joilson Santana, “o Ecofolia Solidária mostrou a força e a importância para os catadores de material reciclável, que têm a sua atividade reconhecida e respeitada”. O EcoFolia Solidária é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir).

Crédito

O Governo do Estado, por meio da Setre e da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), também disponibilizou uma linha de financiamento especial a cinco cooperativas de catadores. No total, foi financiado R$ 72 mil via programas CrediBahia e CrediSol. Com o empréstimo, é possível comprar o material coletado pelos catadores avulsos, estocar e só vender após o período da festa, quando o valor das latinhas e das garrafas PET aumenta.