Os postos de serviço das secretarias estaduais da Segurança Pública e do Turismo foram visitados na manhã desta sexta-feira (8) pelo governador Jaques Wagner. Junto com o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, e o delegado-geral da Polícia Civil, Hélio Jorge, ele acompanhou o funcionamento do Centro de Informações Estratégicas do Carnaval (Ciiec) e do posto de observação da PM, em Ondina (Avenida Sabino Silva). 

Em seguida, a comitiva foi recebida pelo secretário do Turismo, Domingos Leonelli, no Comércio, onde visitou o call center da Bahiatursa montado no Centro Náutico de Salvador (em frente ao Mercado Modelo).

O Ciiec reúne representantes de 22 órgãos das esferas municipal, estadual e federal que trabalham, em regime de plantão, para otimizar o atendimento à população com informações de todas as áreas (segurança, saúde, defesa civil). “Quando temos os dados centralizados, automaticamente disponibilizamos mais eficiência e rapidez nos atendimentos”, destacou o comandante-geral da PM.

O objetivo é agilizar a adoção de providências, como o acionamento de patrulhas e ambulâncias. O centro conta ainda com uma central de monitoramento, que recebe as imagens geradas pelas 95 câmeras de vídeo instaladas nos circuitos do Carnaval e em outros pontos de Salvador. “As ocorrências são tratadas de forma imediata e com todos os órgãos presentes se torna muito mais fácil resolver os problemas”, disse o secretário da Segurança Pública.

O governo da Bahia investe R$ 32 milhões para garantir a segurança do Carnaval. Foram destacados 24 mil policiais, entre militares e civis, e peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT). “Essa é a garantia de que todo mundo que vem brincar possa curtir o nosso Carnaval, a nossa música, a nossa dança, sem ter problemas na área de segurança”, afirmou Wagner.

O call center da Bahiatursa funciona 24 horas por dia durante a festa. Montada no Centro Náutico de Salvador, a central de atendimento disponibiliza orientação aos turistas por telefone e chat on-line. Além do português, os profissionais do projeto Guias e Monitores do Carnaval atendem em outros 12 idiomas, entre eles inglês, espanhol, francês, mandarim, japonês e russo. “O visitante estrangeiro se sente mais seguro e informado, o que é matéria básica do bem-receber turístico”, disse Leonelli.

Os turistas encontram orientação também nos postos de informação montados nos circuitos do Carnaval e em locais como o aeroporto, o terminal marítimo e a rodoviária de Salvador.

Pela primeira vez no Carnaval da Bahia, a turista carioca Janaína Marques precisou de informação sobre os horários das embarcações que fazem a travessia de Salvador para as ilhas da Baía de Todos-os-Santos e aprovou o atendimento dos guias de turismo. “Para quem não conhece a região, como no meu caso que estou aqui pela primeira vez, é muito importante ter essa orientação”.