A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), participa nesta quinta (7) do lançamento da campanha “Eco folia Solidária: O Trabalho Decente Preserva o Meio Ambiente”. O evento ocorre na Central de Apoio ao Catador, às 17h, no bairro de Ondina.

A 10ª edição da campanha, que é uma realização do Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia, tem o objetivo de promover a inserção sócioprodutiva dos catadores e catadoras de materiais recicláveis, através da coleta seletiva solidária e o incentivo à relação de comércio solidário durante os festejos do carnaval. A iniciativa envolve outras cooperativas de mulheres, do ramo de alimentação e da rede de costura da economia solidária, em parceria com a organização não governamental CECUP, patrocinado pelo Governo do Estado, através do Programa Vida Melhor, com o apoio da Prefeitura Municipal de Salvador.

O projeto busca a preservação do meio ambiente e a destinação adequada dos resíduos sólidos coletados durante a realização da festa. No ano de 2013, serão beneficiados 2.675 catadores, sendo 175 cooperativados e 2.500 catadores avulsos, oferecendo estrutura de apoio para comercialização e armazenamento do que será coletado nos sete dias de folia e ações de combate ao trabalho infantil, além do apoio com alimentação para estes trabalhadores.

As centrais de apoio aos catadores de materiais recicláveis funcionarão na Barra, Ondina, Largo Dois de Julho, Ladeira da Montanha e Politeama. A previsão é que sejam coletadas 70 toneladas de resíduos sólidos durante o carnaval de 2013 nas ruas e camarotes dos circuitos da festa, reduzindo assim o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado destes resíduos sólidos (latas de alumínio e aço, garrafas pet, papelão e plástico).

O Estado garante o financiamento, com o apoio da Casa Civil, das secretarias do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), do Trabalho, Emprego e Renda (Setre), da Sedir, por meio da CAR, Polícia Militar, Prodeb, entre outros.

Além da visibilidade e do reconhecimento do estado e da sociedade para a importância ambiental, econômica e social exercida pelos catadores, está entre os objetivos do projeto oferecer condições adequadas para o recebimento e atendimento ao catador.