No sexto ano de atividades, o Projeto Guias e Monitores do Carnaval deve realizar 150 mil atendimentos durante os seis dias da festa no estado. O serviço da Secretaria do Turismo da Bahia (Setur) vai ser ampliado para os municípios de Mata de São João e Porto Seguro, abrangendo as localidades de Praia do Forte, Imbassaí, Arraial D’ Ajuda e Trancoso.

Nesta terça-feira (5), os participantes do projeto concluíram o curso preparatório para atuação durante o Carnaval e receberam os certificados durante solenidade realizada no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.

A principal novidade para este ano é o aumento do número de idiomas para atendimento aos turistas. Os profissionais estão habilitados para falar em até 12 línguas como inglês, espanhol, italiano, francês, alemão, dinamarquês, russo, mandarim, japonês, croata, sueco e holandês.

"Esse Carnaval é a nossa preparação para fazer o receptivo durante a Copa das Confederações de 2013, que será realizada em junho. Acumulamos uma boa experiência, ao longo dos últimos cinco anos, o que nos colocará à frente de outros destinos", disse o secretário Domingos Leonelli.

Ele destacou ainda que, "serão 600 profissionais atuando nos três circuitos da folia, além do porto, aeroporto, rodoviária, hotéis, pontos turísticos e um call center funcionando 24 horas".

Diferencial

A guia profissional de turismo e presidente da Câmara Técnica da Baía de Todos-os-Santos, Cristina Baungartem, ressaltou a presença de profissionais realizando os atendimentos na Língua Brasileira de Sinais (Libras). "O turista surdo se sente como todos os outros, que têm todo o suporte do programa".

O presidente do Conselho Municipal do Carnaval (ComCar), Pedro Costa, afirmou que este é um diferencial da Bahia, que tem servido de modelo para estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco.

Tecnologia

Para este ano, será ampliado de 100 para 400 o número de smartphones entre os guias e monitores, a fim de agilizar a comunicação, por meio da internet e também facilitar a contabilização dos atendimentos realizados.